Pensado desde o início para se tornar num modelo elétrico, o Twingo apenas agora revela a sua versão isenta de emissões, o Twingo Z.E., que propõe uma abordagem diferenciada para a mobilidade sustentada. A chegada ao mercado europeu apenas irá ter lugar no final de 2020, juntando-se às versões com motores a gasolina.

A história do Twingo é particularmente frutuosa desde o momento em que a primeira geração, irreverente e atrevida pelo sue conceito, surgiu em 1992. Desde então, conta já com um total de 3.75 milhões de unidades vendidas nos 25 países em que foi comercializado, com especial destaque para a Europa e para o Japão, país onde as circunstâncias urbanas favorecem os modelos mais pequenos. O sucesso prossegue até à atualidade, já que em 2019 foram vendidos 90 mil exemplares, um novo recorde e com destaque para as versões mais equipadas.

Na mais recente geração, desenvolvida em cooperação com a Daimler, que tem nos seus smart os correspondentes do Twingo, a eletrificação foi já assumidamente um fator importante, pelo que o modelo da Renault, tal como os fortwo e forfour, beneficia de capacidades 100% elétricas. O facto de apenas agora surgir no mercado, conforme nos foi explicado por responsáveis da marca em Paris, deve-se a questões relacionadas com o tempo de desenvolvimento do Twingo Z.E., sendo também essa a razão que explica o seu lançamento apenas em dezembro.

Companheiro de cidade

Na Renault, o novo Twingo é encarado como “o companheiro de cidade perfeito”, algo que na sua versão elétrica ganha ainda mais sentido. Com apenas 3,6 metros de comprimento e espaço a bordo que pode acomodar objetos com um comprimento de 2310 mm com o rebatimento dos bancos traseiros e do passageiro dianteiro, o Twingo faz gala da sua versatilidade num conjunto reduzido, a que se juntam ainda os 240 litros de bagageira. Outro dos seus atributos é o ângulo da viragem das rodas dianteiras de 45º e o raio de viragem de 4,30 metros, o que lhe permite fazer manobras entre passeios com veleidade.

Mas, é no capítulo da motorização que a marca faz uma afirmação radical: “com o elétrico muda tudo… E nada, ao mesmo tempo”. Na prática, o Twingo continua a ser um veículo citadino, mas agora mais focado nessa sua missão, dispondo de um motor elétrico de 82 CV (60 kW) de potência e 160 Nm de binário, denominado R80, produzido pela Renault em Cleon, nos arredores de Paris.

Sem retirar o lugar a nenhum dos atuais modelos à venda, esta versão do Twingo vem enriquecer a gama, complementando as variantes a gasolina. Assim, dispõe da mesma plataforma e arquitetura, mas acomodando agora também uma bateria de iões de lítio de 22 kWh (fornecida pela LG Chem) refrigerada a líquido, integrada no carro, sem impacto na funcionalidade e no espaço interior. O motor é derivado daquele encontrado no novo ZOE, mas com diferenças.

Podendo acelerar dos zero aos 60 km/h em 4,2 segundos, o novo Twingo Z.E. atinge os 135 km/h de velocidade máxima e diferencia-se ainda pelos três modos de regeneração (B), que atuam na intensidade de recuperação de energia decorrente das fases de travagem ou desaceleração. Com utilização do modo ‘ECO’ que permite gestão energética mais eficiente, este elétrico apresenta uma autonomia combinada de 180 quilómetros ou de 250 quilómetros em condução citadina, em ambos os casos já no ciclo WLTP.

Recorrendo ao já conhecido carregador ‘Camaleão’, a marca propõe carregamento dos 2.4 kW até aos 22 kW (na rede pública), havendo ainda possibilidade de carregar a 3,7 kW ou a 7.4 kW, neste caso com recurso a uma ‘wallbox’. Graças ao ‘Camaleão’, pode recuperar cerca de 80 quilómetros em apenas 30 minutos.

Nova conectividade

Também a área da conectividade é nova para o Twingo Z.E., vindo dos novos Clio ou Captur, naquele que é denominado ecossistema Easy Connect. Graças ao smartphone, pode-se instalar a aplicação My Renault, que permite gerir parâmetros do carro, planear a rota e localizar pontos de carregamento em redor ou durante a viagem.

O sistema tem por base um ecrã de 7.0 polegadas com novos serviços conectados, como no ZOE, com informações de autonomia, área de alcance em mapa ou localização dos postos de carregamento mais próximos. Além disso, noutra medida relevante, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Simplicidade no design

Alvo de um facelift no ano passado, recebendo mudanças ligeiras que o atualizaram na imagem, o Twingo Z.E. conta com algumas novidades diferenciadoras, como a grelha com acentos em azul, o mesmo se aplicando no centro das jantes ou no grafismo na carroçaria, com uma risca a azul. No interior, a alavanca da caixa é específica, o mesmo se aplicando à soleira das portas, com identidade ‘Twingo Z.E.’ específica.

De forma resumida, este modelo elétrico é descrito pela Renault como “um misto de emoção e racionalidade”, com dimensões compactas e mais do que nunca direcionado para a cidade.

Sétimo da família

O Twingo Z.E. é o sétimo modelo elétrico desenvolvido pela Renault, juntando-se aos outros já desenvolvidos pelo Grupo Renault, nomeadamente o ZOE, o quadriciclo Twizy e os comerciais Kangoo Z.E. e Master Z.E., a que se juntam ainda o RSM SM3 Z.E. vendido na Coreia do Sul e o Renault K-ZE vendido na China.

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