Se o carsharing e as plataformas de partilha de automóvel estão a ganhar espaço, a Nissan quer dar um passo em frente ao apresentar um inovador esquema de posse do automóvel em que um Micra pode ter até cinco proprietários diferentes.

Este é o conceito da aplicação Nissan Intelligent Get & Go Micra que permite aos consumidores a copropriedade de um Nissan Micra da nova geração. No centro deste plano estão as redes sociais, uma vez que a Nissan consegue determinar a compatibilidade dos perfis de consumidores para criar comunidades de uma nova geração de partilha de automóveis, através de uma experiência 100% digital.

Resumindo, a marca quer reescrever as regras. O Nissan Intelligent Get&Go reinventa o tradicional modelo de propriedade de automóvel a favor de um sistema de leasing partilhado mais inteligente. Permite a existência de múltiplos utilizadores – emparelhados através dos seus perfis online e de geolocalização – para partilhar o custo total de propriedade através de um leasing de longo prazo do novo Micra.

O primeiro programa desta aplicação será lançado na área de Paris já no final deste ano, e os primeiros Micra de nova geração deste projeto estarão na estrada até abril de 2017. O serviço, baseado num algoritmo exclusivo que utiliza tecnologias de geolocalização e de definição de perfis sociais, irá agrupar proprietários compatíveis que tenham necessidades de condução complementares, de modo a criar uma comunidade de propriedade partilhada com um suporte 100% digital. Com uma faturação mensal personalizada e de acordo com a utilização do automóvel, os membros podem contar com uma total transparência do processo de partilha.

Inserindo no esquema de Mobilidade Inteligente da Nissan, o serviço Intelligent Get & Go Micra o utiliza o novo Micra Acenta 0.9 MT com o sistema áudio Bose Personal Audio (uma estreia mundial) e inclui seguro, manutenção, acesso à ferramenta de compatibilidade online, aplicação para smartphone e tecnologias no interior do veículo. As comunidades terão um limite de quilometragem anual de 15.000 km.