O modelo italiano, que será revelado ainda durante este mês de agosto, foi confiado ao vencedor da subida e piloto de testes da Pirelli, Simone Faggioli, cujo sucesso se prolonga também às rampas europeias. A subida cronometrada teve lugar no mesmo percurso utilizado na corrida, com a estrada fechada ao trânsito para o efeito. Partindo de uma altitude de 2862 metros, Simone Faggioli descreveu as 156 curvas do traçado no Colorado, que se sucedem durante 20 quilómetros e com uma inclinação média de 7%, num tempo de 10m32,064s, cruzando a linha de chegada aos 4302 metros.
Por ainda não ter ocorrido a sua estreia formal, o novo Urus não participou na corrida oficial, mas o tempo foi registado pela cronometragem oficial da Rampa Internacional de Pikes Peak, batendo o anterior recorde de 2018 que pertencia ao Bentley Bentayga e que era de 10m49,902s.
“A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de ‘esperar o inesperado’ e demonstra o excelente nível de performance do novo Urus, a apresentar brevemente”, referiu Rouven Mohr, responsável técnico da Lamborghini. “Pikes Peak é a mais famosa rampa do mundo, além de ser extremamente exigente para o automóvel: o piso irregular do traçado testa o equilíbrio do chassis; as significativas diferenças de altitude exigem muito do motor e as condições climatéricas podem variar muito rapidamente entre a partida e a linha de chegada”, acrescentou.
O Urus, equipado com motor V8 biturbo de série, foi modificado para cumprir com as normas regulamentares de segurança da prova, passando a dispor de uma jaula de proteção no habitáculo, banco de competição para o condutor com cintos de segurança de seis pontos e a instalação de um sistema de extinção de incêndios.
Os pneus (medidas 285/40 R22 e 325/35 R22) são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R do Urus: pela primeira vez, o pneu semi-slick da Pirelli foi desenvolvido para ir ao encontro das caraterísticas de um SUV, tendo esta variante em particular sido desenvolvida em cooperação com a marca italiana. O resultado da colaboração é um pneu com uma maior versatilidade, que oferece uma alta performance tanto em asfalto seco com elevadas temperaturas ambiente, como em piso molhado com temperaturas ambiente mais frias.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.