A Zagato pegou num Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio com caixa manual e transformou-o num exemplar único e especial, o Giulia SWB Zagato com um estilo arrebatador e a mesma premissa desportiva do modelo original. A carroçadora italiana assume que apenas irá produzir uma unidade deste modelo, para um cliente alemão que se mantém no anonimato.

Esta criação especial da Zagato honra o centenário de cooperação entre as duas marcas, sendo preciso retroceder até 1921 para se encontrar o primeiro exemplo de colaboração entre a Alfa Romeo e Zagato, com o Tipo G1. A ideia passou por celebrar a gama atual do Giulia e Stelvio, enclausurando-a numa carroçaria de duas portas (coupé) em fibra de carbono e uma distância entre eixos encurtada para uma dinâmica de condução precisa e emocionante.

O projeto rapidamente ganhou tração e o interesse de um cliente alemão, selecionado por entre os muitos colecionadores da Zagato com muitos modelos da Alfa Romeo na sua garagem, a par de um raro 8C Competizione. Enquanto adepto dos Granturismo Zagato, esse colecionador anónimo utiliza regularmente um Alfa Romeo S.Z. (1990), mas também diversos Aston Martin Zagato de última geração.

A base, o Quadrifoglio de caixa manual, foi melhorado para os princípios da versão especial GTAm do Giulia, mantendo a caixa de seis velocidades. A denominação ‘SWB’ refere a distância entre eixos encurtada deste modelo a partir da plataforma modular ‘Giorgio’ que foi usada nos Giulia e Stelvio, otimizando as extremidades em linha com a tradição desportiva da Zagato.

Já o processo de design foi levado a cabo de acordo com o princípio de trabalho de equipa, contando com o apoio de, nada mais, nada menos, do que o próprio diretor de design da Alfa Romeo, Alejandro Mesonero, e da sua equipa, assegurando assim a sua aura oficial. O conceito, desenvolvimento e produção do automóvel, no entanto, foram efetuados inteiramente pela Zagato, com a manutenção do logótipo da Alfa Romeo a servir apenas para fins descritivos e promocionais.

A dianteira é caracterizada pela dupla de faróis com três luzes, um conceito visto nos novos Alfa, mas também no SZ da década de 1990. O tejadilho, produzido em carbono, conta com outro elemento típico da Zagato, nomeadamente, as duas bossas que evocam os tempos em que os dois ocupantes usavam capacetes, ao mesmo tempo melhorando a aerodinâmica. Já a traseira demarca-se pela sua ‘cauda’ truncada, mais um detalhe típico da Zagato.

“Para o seu centenário, a Zagato criou um modelo único. O resultado é um automóvel que se enquadra perfeitamente no caminho histórico de duas marcas em que o primeiro objetivo foi e é combinar beleza com a performance”, refere Alejandro Mesonero, designer da Alfa Romeo. “A filosofia deste novo SZ de 2023 é a mesma da década de 1960, com uma carroçaria derivada de simplicidade, aerodinâmica e ligeireza”, complementa.

A unidade produzida foi fotografada no circuito ‘La Pista’, em Arese, sendo posteriormente entregue ao seu novo proprietário.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.