M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A atual geração do lendário Subaru WRX STI está no final da sua vida, mas antes disso a marca japonesa resolveu ligar este modelo à história do automobilismo. Desde os anos 90 que o carro conquista vitórias e títulos de campeão no Campeonato do Mundo de Ralis, e ultimamente conquistou vários recordes de estrada, ao qual juntou mais um: é o carro mais rápido a atravessar a estrada mais perigosa e tortuosa da Europa, a Transfagarasan.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta estrada foi construída na Roménia nos anos 70, como resposta do ditador Nicolae Ceausescu à invasão soviética da Checoslováquia. Completada em 1974, permitia às tropas romenas atravessar rapidamente os montes Cárpatos, a maior cordilheira do país. No entanto, apesar de servir como transporte rápido para o exército, para o público geral trata-se de uma estrada cheia de curvas apertadas e subidas íngremes, difícil de conduzir. Perto do ponto do mais alto, a 2042 metros de altitude, tem o túnel mais longo (884 metros) dos cinco que compõem os quase 90 quilómetros de estrada.

Esta versão especial do Subaru WRX STI, denominada Type RA Time Attack e equipada com um motor de 600 cv, é o mesmo carro que bateu o recorde da volta no Nürburgring para veículos familiares, assim como para o Tourist Trophy da Ilha de Man para veículos de estrada. Agora, o piloto de ralis Mark Higgins, responsável pelos dois outros recordes, completou um troço de 84 quilómetros na estrada em 40 minutos e 50,08 segundos, a uma média de 123,4 km/h. A Subaru agora desafia todas as marcas automóveis do mundo a fazer melhor.