Veloster N: O segundo Hyundai de espécie desportiva

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A Hyundai revelou aquele que é o segundo modelo da sua gama desportiva N Performance, o Veloster N, que se junta ao i30 N que chegou ao mercado no final de 2017. Tendo por base o modelo revelado recentemente no Salão de Detroit, este coupé desportivo com duas portas de um lado e uma do outro, recorre exatamente ao mesmo motor 2.0 Turbo de 275 CV do i30 N para prestações mais elevadas.

Com a marca empenhada em criar uma gama mais desportiva de modelos, estão em preparação mais carros com a letra N, que significa no léxico da Hyundai as palavras Nürburgring, onde muitos dos desportivos são testados, e Namyang, local de desenvolvimento da Hyundai na Coreia do Sul. O trabalho de desenvolvimento deste novo membro da família N foi levado a cabo, uma vez mais, por Albert Biermann, diretor de desenvolvimento dos veículos da Hyundai.

De resto, além do motor de 275 CV, o i30 N conta também com uma caixa manual de seis velocidades de características melhoradas e reforçadas, além de um conjunto mecânico de suspensão e travões reforçados para lidar com o aumento das prestações. O sistema Rev Matching, que mantém as rotações elevadas no processo de passagem de caixa, simulando o efeito do ‘ponta-tacão’ também marca presença, assim como um diferencial autoblocante mecânico que lhe permite colocar a potência no asfalto de forma eficaz.

A suspensão tem acerto específico e é adaptativa para assim se adequar à utilização consoante a situação, havedo ainda um sistema de modos de condução adaptativos (Normal, Sport, N, Eco e N Custom), incluindo um mais radical – N – e outro para personalização – N Custom – para o condutor afinar os diferentes parâmetros a seu gosto.

a carregar vídeo

Com pneus Michelin Pilot Super Sport em medida 225/40 R18 (também há jantes de 19″ em opção), o Veloster N congrega desta forma um leque de atributos desportivos de elevado relevo, sublinhado esteticamente por uma série de melhorias e pela cor azul Performance Blue, que já é conhecida do i30 N.

Ainda no campo visual, o Veloster N conta com para-choques específicos nas duas pontas (atrás com um difusor e dupla saída de escapes), além de um aileron no topo da porta da bagageira.

Por enquanto, o Veloster N, bem como a restante gama deste novo modelo, apenas está confirmada na Europa, embora se preveja que também possa chegar ao mercado europeu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.