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Versátil e eletrificada: Nova Volkswagen Multivan entre o passado e o futuro

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Na sua sétima geração, a Multivan liga-se à corrente e reforça a sua competência de versatilidade sem paralelo, com sete lugares a bordo, elevada modularidade e novas tecnologias de conectividade e de assistência à condução. O design mais evoluído não se distancia muito da original ‘pão de forma’.

O novo modelo foi revelado pela divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen, apostando numa roupagem mais moderna e irreverente, apontando a uma clientela bastante ampla – desde os mais jovens com uma vida ativa bem marcadas aos que dão maior valor às viagens em família e respetivas bagagens.

A Multivan T7 tem por base a plataforma MQB do Grupo Volkswagen (sendo inteiramente desenvolvida pela marca alemã), tirando partido das suas capacidades de compactação de componentes e de novas tecnologias de conectividade. Ou seja, ganha modernidade e competências múltiplas em termos de motorizações, incluindo agora uma inédita variante híbrida plug-in.

O design presta homenagem ao ADN dos seus antecessores, como a Transporter T3 de 1985, demarcando-se o novo modelo pela grelha larga e simples, para um visual mais dinâmico, enquanto os pilares A foram remodelados para oferecer uma visibilidade melhorada ao condutor, que beneficia de uma posição de condução mais elevada. Os grupos óticos contam com assinaturas luminosas específicas. Na dianteira, a iluminação em LED é de série, podendo contar com a tecnologia mais evoluída IQ.Light de matriz LED, que oferece, por exemplo, controlo automático dos máximos anti-encandeamento.

Apesar de maior, a nova carrinha foi também evoluída em termos aerodinâmicos, com a Volkswagen a optar por um perfil ligeiramente mais baixo para tornar a Multivan mais eficiente. Pode receber até jantes de 19 polegadas, estando disponível em três especificações: ‘Multivan’, ‘Life’ e ‘Style’.

Interior mais premium e funcional

Com 4973 mm de comprimento, 1941 mm de largura e 1903 mm de altura na sua versão de base (a haverá uma versão mais longa, com 5173 mm de comprimento), a Multivan demarca-se pela sua elevada modularidade, beneficiando dos seus 3124 mm de distância entre eixos, com até sete lugares no interior, o qual é facilmente remodelável – em pouco mais de dez segundos é possível retirar os cinco bancos da parte de trás. Uma manobra exemplificada durante a apresentação internacional digital. Cada banco é cerca de 25% mais leve do que na geração anterior. Já a segunda fila tem a particularidade de poder rodar 180 graus para criar uma sala de conferências. Para tornar este cenário mais conveniente, há uma nova mesa central multifunções que se pode mover centralmente no habitáculo. Também ela é amovível e, uma vez retirada, cria-se um piso plano graças também à ausência de um túnel central convencional.

Opcionalmente, os clientes podem escolher um teto panorâmico com vidro laminado que permite reduzir a radiação solar em 44%, bem como a possibilidade de ter portão da bagageira elétrico acionado pelo pé, num sistema que é aplicado também pela portão lateral deslizante que permite acesso aos lugares traseiros. A ausência de travão de parque convencional e a opção unicamente por caixa automática DSG com tecnologia ‘shift-by-wire’ permite libertar ainda mais espaço a bordo.

Na versão de base oferece 469 litros de capacidade de carga atrás da terceira fila de bancos, chegando aos 1844 litros apenas tendo em conta o espaço até à segunda fila de bancos (1850 litros de tiver o teto de abrir panorâmico). A capacidade de carga total até às bancos dianteiros é de 3672 litros, para um máximo de 4053 litros na variante mais longa com mais de cinco metros de comprimento. Outra funcionalidade interessante é a de os ocupantes dos dois bancos dianteiros poderem abrir as suas portas apenas com uma mão, já que a patilha de abertura interior está colocada logo abaixo da pega da porta.

O cockpit beneficia de um tratamento mais cuidado na construção, ergonomia e tecnologia, com um novo painel de instrumentos digital de 10.25” e um ecrã tátil central para o sistema de infoentretenimento de 10”. A tecnologia de ‘head-up display’ é uma estreia em modelos da divisão de comerciais da Volkswagen. O sistema multimédia base é o ‘Ready 2 Discover’ que inclui um cartão eSIM para conectividade online e serviços de assistência e conveniência. De resto, como noutros modelos da marca, os comandos táteis ganham destaque, por exemplo, para controlar o ar condicionado. Os outros sistemas mais avançados, ‘Discover Media’ e ‘Discover Pro’, permitem funções mais elaboradas, que podem ser complementadas com o pacote de serviços ‘We Connect Plus’ gratuito por três anos, dentre os quais se encontra, por exemplo, a possibilidade de trancar ou destrancar o veículo ou controlar a climatização a partir do smartphone.

Todos os sistemas disponíveis podem ser associados a um conjunto áudio de alta qualidade firmado pela Harman Kardon desenvolvido especificamente para este modelo.

No capítulo da segurança, a nova Multivan contempla mais de 34 sistemas de segurança e de assistência, com o Front Assist de série, integrando a travagem de emergência autónoma, leitor de sinais de trânsito e o sistema de manutenção na faixa de rodagem. Outros novos sistemas incluem a comunicação ‘Car2X’, que permite comunicação com outros veículos e infraestruturas locais para informações de perigos vários. O sistema IQ.Drive Travel Assist também será estreado nos comerciais, permitindo condução semi-autónoma na autoestrada em combinação com o cruise control adaptativo.

Gama de motores estreia plug-in

Recorrendo à plataforma MQB, a Multivan surge com três motorizações, incluindo a híbrida plug-in, denominada eHybrid, que combina um bloco 1.4 TSI de 150 CV com um motor elétrico de 85 kW para uma potência combinada de 160 kW/218 CV, com uma autonomia 100% elétrica de cerca de 50 quilómetros. Este sistema conta ainda com uma caixa automática de seis velocidades DSG específica e com uma bateria de iões de lítio de 13 kWh, situada sob o piso para preservar o espaço interior e o dinamismo. A porta de carga está situada do lado dianteiro direito.

No lado mais convencional, a gama terá ainda dois blocos a gasolina, um 1.5 TSI de 136 CV e um 2.0 TSI de 204 CV, a que se juntará um bloco 2.0 TDI de 150 CV, em todos os casos com caixas DSG de sete velocidades.