Vhils desenvolve nova técnica para obra inspirada no Arona

O artista Vhils está a desenvolver uma nova técnica para a conceção de uma obra de arte urbana inspirada no SEAT Arona.

A SEAT e Vhils vão “fabricar” um Arona muito especial. Uma obra de arte urbana para colocar, muito provavelmente, em Cascais. A iniciativa foi anunciada numa cerimónia realizada no atelier do artista no Barreiro, a pretexto do lançamento do novo Mini SUV da marca espanhola, o Arona. Vhils apresentou ainda um vídeo que levanta um pouco do véu, quer sobre as técnicas que está a aplicar, quer sobre a conceção desta obra.

De acordo com o mais global e credenciado street artist português, a obra que está a desenvolver é uma experimentação de técnicas precursoras, não só na forma como são tratados e aplicados os materiais, mas também na própria conceção de um espaço urbanistico “sem barreiras nem preconceitos”. Para Vhils ““A arte pode estar em todo o lado: nas ruas, nas galerias, nas nossas casas, e em qualquer elemento no espaço urbano. Idealizar uma obra com base no conceito e design do SEAT Arona permitiu-me trazer uma nova dimensão à arte urbana.”

A parceria da SEAT com Vhils não é inédita, já que o artista e o coletivo Solid Dogma criaram uma obra de arte urbana em Cascais aquando do lançamento do SEAT Ateca. O projeto dos Solida Dogma inclui uma instalação retratando a figura de um pescador em homenagem a Cascais e também um vídeo com a participação da atriz Sara Matos e do SEAT Ateca, em que se desvenda a cidade, o mar, a montanha e finalmente a obra de arte urbana com a assinatura de Alexandre Farto (Vhils) e de Pedro Pires.

Para Teresa Lameiras, diretora de marketing e comunicação da SEAT, o novo projeto insere-se na estratégia de promoção e associação da SEAT à arte urbana: “Esta parceria entre a SEAT e o VHILS enquadra-se numa filosofia partilhada: a da cultura urbana em movimento. O SEAT Arona é costumizável, reflete a identidade própria de cada condutor, é ousado, foi desenhado para se destacar da multidão. São traços que podemos encontrar em cada uma das obras de VHILS, que quebram barreiras e que valorizam a autenticidade”.

Esta obra exclusiva de VHILS é fruto desta parceria entre o artista e a SEAT, através da qual a marca presta apoio à sua prática artística, assim como ao movimento da arte urbana em Portugal no âmbito da plataforma Underdogs e do futuro MARCC – Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais, cuja abertura está prevista para Maio de 2018.