A Fiat quis prestar homenagem àquele que é um dos seus modelos mais icónicos de sempre, o Panda, criando um documentário sobre a ilha siciliana de Pantellaria, em Itália, onde, dizem as estatísticas, existem mais Pandas do que habitantes.

A ideia da marca italiana foi, em primeiro lugar, prestar homenagem aos funcionários da fábrica Giambattista Vico em Pomigliano d’Arco, o local de produção do icónico Panda, um dos símbolos mais famosos da produção “Made in Italy” em todo o mundo (estando até num dos museus da Toyota, no Japão).

Reconhecendo o trabalho e empenho dos ‘artesãos’ deste modelo de sucesso, a Fiat criou o filme-documentário “Pandelleria”, que, como o título sugere, foi filmado na Pantelleria, ilha siciliana famosa pela sua beleza natural e também por ser o local com a maior densidade de modelos Panda do mundo. O título da produção joga exatamente com esse mesmo facto.

Situada no meio do Mar Mediterrâneo, onde modelos Panda de todas as idades, configurações e cores percorrem toda a ilha, o filme-documentário mistura a beleza e as cores da ilha com histórias da vida quotidiana dos seus habitantes, com o Panda sempre presente como um companheiro inseparável.

O filme de 30 minutos retrata 14 residentes de Pantelleria, relatando a sua paixão pelas três gerações do Panda. Entre eles, encontramos um guia espiritual, um apicultor, um agricultor, um mecânico, um padre, um músico e muitos outros, todos unidos pelo seu amor pela ilha e pelo Fiat Panda, que os ajuda nas suas atividades diárias, graças à sua versatilidade e funcionalidade.

“Mesmo após 43 anos, o Fiat Panda é o automóvel citadino líder na Europa e o veículo mais vendido em Itália, país onde registou uma brilhante quota de mercado de 8% no mercado global, contribuindo significativamente para o desempenho local da Stellantis. Para celebrar este símbolo genuíno da produção ‘Made in Italy’ e para agradecer aos funcionários daquele incrível local de produção em Pomigliano d’Arco, produzimos o filme-documentário ‘Pandelleria’”, refere Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, para quem este fime é também “sinal de gratidão”.

François faz ainda uma declaração de intenções quanto à continuidade e ao futuro do modelo na gama da Fiat, assegurando que “o Panda representa a mobilidade italiana e assim continuará a ser nos próximos anos”. Com efeito, o pequeno citadino leva já quase oito milhões de unidades vendidas.

O filme-documentário foi concebido pelas agências do Publicis Groupe, Leo Burnett e Publicis Sapient, e produzido pela Twister Film com a direção do famoso documentarista Giovanni Troilo (conhecido por “Power of Rome” e “Vesuvio or: How They Learned to Live Between Volcanoes”).