A Volkswagen anunciou o desenvolvimento de dois modelos elétricos específicos para o mercado americano ao abrigo da marca Scout, que fará assim o seu regresso ao ativo depois do desaparecimento na década de 1980.

A decisão foi anunciada pela administração do Grupo Volkswagen após reunião de administração, estando prevista a criação de dois modelos distintos, um SUV e uma pick-up, os quais terão algumas semelhanças entre si, desde logo, a filosofia de robustez para utilização fora de estrada.

Estes veículos serão desenhados, projetados e produzidos nos Estados Unidos da América para os clientes locais, criando-se para o efeito uma companhia independente nos EUA para lidar com esta tarefa, a Scout. Marca americana que se ganhou notoriedade na década de 1960, a Scout foi entretanto absorvida pela Navistar, que depois veio a fazer parte do conglomerado de marcas do Grupo Traton, uma subsidiária do Grupo Volkswagen que engloba as marcas MAN, Scania, Navistar e Volkswagen Caminhões e Ônibus (sendo este o nome oficial do grupo).

Os primeiros protótipos deverão ser revelados no próximo ano, esperando-se o arranque da produção em 2026, com base numa nova plataforma técnica pensada para utilização de pick-ups e veículos de todo-o-terreno dentro do Grupo Volkswagen.

“Após a bem-sucedida recuperação da Volkswagen nos EUA, estamos agora a agarrar a oportunidade de fortalecer ainda mais a nossa posição num dos mercados em crescimento mais importantes para os veículos elétricos”, refere Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, acrescentando que a eletrificação “proporciona uma oportunidade histórica para entrar no altamente atrativo segmento das pick-ups e SUV robustos enquanto grupo, sublinhando a nossa ambição de nos tornarmos uma peça importante no mercado americano”.

O sucesso neste segmento é visto pela Volkswagen como essencial para incrementar os lucros naquele continente, conhecido pela sua aceitação de pick-ups e de automóveis de estilo SUV. A marca pretende chegar a uma quota de mercado de dez por cento.