Volkswagen anuncia novo 100% elétrico de 20.000 euros

06/02/2025

A Volkswagen anunciou que irá produzir um automóvel elétrico que chegará ao mercado na casa dos 20.000 euros em 2027. Antes, o construtor alemão vai lançar o ID.2all.

 

A estreia mundial do futuro automóvel 100% elétrico acessível da Volkswagen será feita no próximo mês, mas Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, mostrou um primeiro vislumbre no decorrer de uma reunião com os trabalhadores da fábrica de Wolfsburg.

Schäfer anunciou “um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e rentável – fabricado na Europa para a Europa. Esta é a Liga dos Campeões da engenharia automóvel”, disse.

A Volkswagen planeia apresentar ao público o show car do novo modelo de entrada de gama no início de março, estando a estreia mundial do modelo de produção prevista para 2027.

Juntamente com a versão de produção do ID.2all, o novo modelo elétrico faz parte da nova família de automóveis pequenos elétricos desenvolvida sob a égide do Brand Group Core no Grupo Volkswagen

A família de modelos inclui veículos compactos totalmente elétricos baseados na nova etapa da evolução da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB).

O primeiro modelo novo será a versão de produção do carro de exposição ID.2all, que deverá chegar aos concessionários em 2026 como o primeiro automóvel pequeno totalmente elétrico da Volkswagen – com um preço de base inferior a 25.000 euros.

“Aceitámos este desafio e estamos a cumprir a promessa da nossa marca: mobilidade elétrica para todos. Este é um marco importante no maior plano orientado para o futuro da história da Volkswagen”.

O CEO da VW anunciou aos trabalhadores o lançamento de nove novos modelos Volkswagen na Europa. Serão “veículos fantásticos, incluindo EVs de nível de entrada acessíveis. Isto dá-nos todas as oportunidades para causar um forte impacto no mercado e fazer avançar a Volkswagen”.

A Volkswagen acordou em dezembro com os sindicatos um plano de reestruturação. “Com a conclusão das negociações em dezembro, pusemos em marcha o maior plano de futuro da história da Volkswagen. Estamos a seguir um caminho ambicioso para garantir que atingimos os nossos objetivos comuns com todo o empenho. Um passo fundamental para isso é tornar a mobilidade elétrica atraente para todos – essa é a promessa da nossa marca”, disse Schäfer.

A fábrica de Wolfsburg será modernizada e tornar-se-á o principal centro de produção de automóveis elétricos da marca, afirmando o responsável pela marca que estabelecerá novos padrões na produção automóvel.

A Volkswagen já está bem posicionada no domínio dos veículos totalmente elétricos a bateria (BEV). Desde o lançamento da família de produtos ID. em 2019, a marca vendeu um total de mais de 1,35 milhões de veículos ID. em todo o mundo, incluindo cerca de 500.000 ID.3. No ano passado, a marca Volkswagen vendeu 383.100 veículos totalmente elétricos a nível global.