O Volkswagen Arteon, que surpreendeu pelo seu arrojo visual aquando do seu lançamento, foi renovado profundamente, passando a incluir uma variante carrinha estilizada, a Shooting Brake, um interior completamente renovado e uma motorização híbrida Plug-in que promete elevada eficiência.

Falando sobre a sua identidade, os responsáveis da Volkswagen apontam que este modelo executivo se diferencia dos demais com uma “forma expressiva e de inspiração”, efetivamente adotando uma postura muito mais dinâmica do que um Passat, que é o modelo comparável na Volkswagen.

Mas, o objetivo com esta renovação passou mesmo por tornar o modelo ainda mais agressivo, mostrando carácter dinâmico, ombros robustos, grelha dianteira reformulada, assim como os para-choques, e jantes de grandes dimensões (entre 17 e 20 polegadas) com novos desenhos. A par disso, passa a contar com uma versão desportiva R, com motor 2.0 TSI de 320 CV de potência e jantes de 20 polegadas.

A força da forma

A imagem do Arteon continua a ser o seu principal argumento, reforçado agora nesta atualização de meio de ciclo. Estabelecendo como rivais para a berlina modelos como o Mercedes-Benz Classe E, o Volvo S60, o Audi A5 Sportback ou o Peugeot 508, o renovado Arteon aposta em design mais expressivo.

Em termos de gama, o Arteon divide-se em Base, Elegance e R-Line, estes dois últimos coincidindo no posicionamento de gama, mas com ambições diferentes. O primeiro destaca-se mais pelo design, o segundo mais pelo dinamismo: por exemplo, ambos têm jantes de 18″, mas de desenhos diferentes.

Central no novo Arteon, a barra LED na grelha dianteira junta-se a tomadas de ar separadas, além de novo logótipo, embora o modelo R-Line tenha uma aparência mais agressiva, com moldura inferior nos para-choques em formato de ‘C’. As diferenças entre o Elegance e o R-Line prosseguem na traseira: o Elegance tem dupla saída de escapes e barra cromada abaixo, enquanto o R-Line tem duas saídas duplas e um spoiler adicional na tampa da bagageira. Ambos contam com uma nova assinatura luminosa na dianteira. A versão de base conta com jantes de 17 polegadas, digital cockpit ou cruise control preditivo com sistema ‘trafic jam assist’ (assistente de condução nos engarrafamentos). Há ainda novas cores disponíveis para os modelos.

No interior, totalmente redesenhado, a Volkswagen procurou melhorar todos os elementos para um ambiente mais luxuoso, com um novo cockpit de maior qualidade. O volante tem agora capacidade sensitiva, além de nova unidade de controlo de climatização, mais moderna. O nível de detalhe de construção foi melhorado, com elementos como a madeira, alumínio ou couro. Também há aplicações em metal verdadeiro, para uma sensação mais premium.

Os bancos também foram totalmente redesenhados, com novas possibilidades de configuração dos bancos, tanto para o Elegance, como para o R-Line. O sistema de som da Harman Kardon com 12 altifalantes também está disponível, especialmente configurado para os modelos Arteon. Também há 30 cores ambiente para o interior, que podem ser alteradas consoante o estado de espírito do condutor e que se pode observar, por exemplo, nos painéis das portas. A bagageira da berlina oferece entre 563 e 1557 litros, sendo por isso bastante ampla. No entanto, para se abordar o tema de bagageira, há que ‘migrar’ para a Arteon Shooting Brake.

A carrinha de estilo

Quando o objetivo é levar mais objetos a bordo, a opção na gama Arteon será a carrinha Shooting Brake, que propõe mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros, mas também mais amplitude para objetos de grande volume. Sobretudo, funciona como objeto de estilo, concorrendo com propostas rivais como os BMW Série 3 Touring e Série 5 Touring, Mercedes-Benz Classe C e E Station, Audi A4 Avant e Volvo V60.

Com base na plataforma MQB, o Arteon tem um comprimento de 4866 mm em ambas as carroçarias, com uma distância entre eixos de 2840 mm em ambos os casos. Além disso, também a largura é a mesma (1871 mm), mas a principal diferença entre a carrinha e a berlina é a maior altura da primeira, com 1447 mm contra 1428 mm, ou seja, mais 19 mm de altura da Arteon Shooting Brake.

As dimensões interiores em comparação com a berlina são idênticas, com exceção do espaço nos lugares traseiros, que são mais amplos, sobretudo em altura do assento ao tejadilho (há mais 5 cm de espaço neste capítulo). A bagageira varia entre os 565 e os 1632 litros. Na tampa da bagageira, destaque para o spoiler superior.

Chega o híbrido

A gama de motores também foi renovada com opções mais eficientes a gasolina, Diesel e, em estreia, uma variante híbrida Plug-in para o Arteon eHybrid.

As motorizações iniciam-se com o 1.5 TSI de 150 CV de ciclo Miller, passando depois pelo 2.0 TSI de 190 CV com taxa de compressão de 12.2:1, havendo ainda o 2.0 TSI de 280 CV com tração integral 4Motion opcional. Entre os Diesel, o motor 2.0 TDI Evo estará disponível com potências de 150 CV e de 200 CV, contando com sistema de doseamento duplo de AdBlue (twin dosing technology), que reduz as emissões de NOx até 80%. COm isso, há um aumento da eficiência geral e da suavidade. A versão de 200 CV pode ser associada a tração 4Motion opcionalmente.

O topo da gama será o Arteon R, com um bloco 2.0 TSI de quatro cilindros e 320 CV, já conhecido de outras ‘paragens’ (ler mais abaixo).

Quanto a outra novidade, o Arteon eHybrid, reflete a aposta contínua nos híbridos ,com um motor a gasolina 1.4 TSI de 156 CV associado a um motor elétrico de 85 kW (115 CV) para uma potencia total de 218 CV e autonomia de 54 km em modo elétrico. Dispõe de bateria de 13 kWh. Este Arteon eHybrid responde à procura crescente de veículos eletrificados, com o Arteon eHyrbid a poder ser utilizado com zero emissões numa grande parte das deslocações diárias dos condutores. Há ainda um botão ‘Boost Power’ para prestações semelhantes às de um GTE.

A marca detalhou ainda que o Arteon não terá os motores eTSI que já se viram, por exemplo, no novo Golf.

Desportivo de ponta

No lado mais desportivo, o Arteon R recorre ao motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 320 CV de potência, 420 Nm de binário e tração 4Motion (com opção de desligar o controlo de estabilidade totalmente), a que se junta ainda a suspensão rebaixada em 20 mm e chassis adaptado especificamente para uma condução mais desportiva.

Entre os destaques está o sistema ‘Torque Splitter’, que permite ajustar o binário de forma separada para uma roda em curva, ajudando a motricidade. Ou seja, ao contrário de outros sistemas de vetorização de binário, que atuam com recurso aos travões, o ‘Torque Splitter’ recorre a uma embraiagem que consegue dividir o binário entre os dois eixos de forma aperfeiçoada. Por exemplo, se curvar para a esquerda, o sistema irá enviar 100% da potência para a roda exterior direita para oferecer o máximo de dinamismo. Este sistema acabou por ser determinante para a escolha do motor de quatro cilindros em detrimento de qualquer outra, como a VR6 TSI que se chegou a equacionar, de acordo com os responsáveis da marca que revelaram isso mesmo durante a apresentação digital do novo Arteon.

Em termos estéticos, a imagem fica ainda mais agressiva. Há spoiler dianteiro em preto brilhante, sistema de travagem de 18″ com maxilas em azul, pintura exclusiva Lapiz Blue, entradas de ar de maiores dimensões, vidros escurecidos, jantes de 20″ e sistema de escape também exclusivo para este modelo.

Sistemas de assistência

O Arteon recebe ainda uma série de elementos de nova geração, com foco na digitalização, palavra que se tornou usual no léxico da Volkswagen. Aqui, destaque para os controlos digitais e para os sistemas digital Cockpit Pro, volante capacitivo, a tecnologia ‘App Connect Wireless’, com integração de Apple CarPlay e Android Auto, sempre ligado com eSIM e serviços conectados, infoentretenimento ‘Discovery Pro’ com ecrã de 9.2″, sistema MIB3 de última geração e ainda uma bandeja para carregamento por indução dos smartphones.
Os sistemas de controlo e assistência remotos ‘We Connect’ e ‘We Connect Plus’ estão também disponíveis, oferecendo máxima conectividade com navegação em tempo real, serviços de streaming, controlo de funções a partir do smartpthone, permitindo ainda outras funcionalidades no eHybrid.

Por outro lado, inseridos no leque de tecnologias IQ. Drive estão os sistemas Travel Assist com assistência de condução até aos 210 km/h ao nível da direção, travões e aceleração. Entre os sistemas, destaque ainda para o Side Assist com sistema de proteção do passageiro.

O Arteon renovado chega aos mercados no último trimestre de 2020.

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