A Volkswagen está empenhada na expansão da sua gama de modelos SUV, tendo já confirmado a criação de uma versão descapotável do T-Roc. A sua produção, contudo, não será – de acordo com as primeiras informações reveladas pela marca alemã – na fábrica de Palmela de onde saem os modelos para toda a Europa: esta derivação do SUV compacto será produzida na fábrica Osnabrück, na Baixa Saxónia.

A informação foi confirmada pela marca, após uma reunião do Conselho de Supervisão do Grupo Volkswagen, com esta decisão a resultar de uma intenção de reforço na aposta em modelos de estilo SUV. Com efeito, a fábrica de Osnabrück irá receber um investimento superior a 80 milhões de euros para a sua modernização, declarando que a produção do T-Roc Cabriolet naquele local irá “dar continuidade à história de sucesso dos descapotáveis da equipa de Osnabrück e salvaguardar os empregos na fábrica”.

Previsto para ser produzido a partir de 2020, este novo modelo descapotável deverá ter um volume anual de produção em redor das 20.000 unidades, sendo também o reforço da aposta da Volkswagen nas carroçarias de estilo SUV. Estes modelos representam hoje uma parte fundamental do crescimento do Grupo Volkswagen a nível global. Na Volkswagen, com 720.000 unidades do Tiguan entregues, este acabou por ser um dos dez mais vendidos do mundo em 2017 e um dos três SUV mais vendidos do mundo. Em 2020, a marca espera expandir a sua gama de modelos a nível global para um total de 20 propostas, sendo que, então, cerca de 40% das vendas da Volkswagen deverão pertencer aos SUV.

Se até à data, o T-Roc conta já com mais de 40.000 encomendas, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, acredita que o volume irá aumentar com o descapotável e que a própria marca irá passar para uma orientação mais SUV.

“A Volkswagen está a evoluir rumo a uma marca SUV. O T-Roc já está a definir novos padrões no segmento dos SUV Compactos. Com o descapotável baseado no T-Roc iremos adicionar um carro altamente emocional na gama”, revelou Diess sobre este novo produto com produção em Osnabrück, onde cerca de 2300 empregados produzem modelos como o Tiguan da Volkswagen e o Porsche Cayman, além de cumprirem algumas tarefas para outras marcas do grupo, como é o caso da Skoda (neste caso, com a pintura do Fabia).