A constante busca pela digitalização levou muitos construtores a procurarem abordagens alternativas a soluções já tão usuais como a dos comandos nos volantes: assim, os comandos táteis passaram a ter primazia face aos botões físicos que se tornaram norma na indústria ao longo das duas últimas décadas. Porém, nem sempre as críticas têm sido positivas, o que poderá levar a Volkswagen a dar um passo atrás para regressar aos comandos mais físicos e menos táteis.

Na sua mais recente geração de automóveis, com modelos como o Golf, ID.4 ou ID.5, a Volkswagen lançou uma abordagem mais digital de vivência com o veículo, substituindo muitos comandos físicos por soluções táteis semelhantes, tanto na consola central, como nas portas e nos volantes, embora muitos condutores tenham já manifestado o seu desagrado com aquela mudança.

É o próprio CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, que admite a mudança numa publicação partilhada na rede social LinkedIn, adiantando que será expectável o regresso a um design mais funcional e intuitivo para a interação com alguns elementos do automóvel.

“Estamos a afinar o nosso portefólio e o nosso design, além de criarmos uma nova simplicidade na operação dos nossos veículos. Por exemplo, vamos trazer de volta os volantes com botões de pressão! É isso que os clientes querem da VW”, escreveu o responsável máximo pela marca alemã.

Além disso, Schäfer reforçou também o empenho da Volkswagen para com a eletrificação, adiantando que “em 2026, teremos lançado dez novos modelos elétricos globalmente, para cada segmento relevante”.

Sabe-se já que a Volkswagen tem na rampa de lançamento modelos como um mais utilitário (desenvolvido pela CUPRA para a Volkswagen e para a CUPRA), ou o ID.Aero para suceder ao Arteon. Schäfer termina a sua publicação com uma posição forte:

“Uma coisa é óbvia: Estamos a trabalhar continuamente na oferta aos nossos clientes daquilo que realmente querem. A #Volkswagen vai voltar a ser a marca adorada uma vez mais!”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.