Reformulado, o novo Volkswagen e-up! está já disponível para encomenda em Portugal, com um preço menor, mas com autonomia maior para incentivar os condutores lusos rumo à mobilidade elétrica.

O motor elétrico debita uma potência de 61 kW (82 CV) e um generoso binário máximo de 212 Nm que é transmitido ao eixo dianteiro através da transmissão de uma velocidade. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 11,9 segundos e a velocidade máxima está limitada a 130 km/h. O condutor pode escolher entre três modos de condução (‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Eco+’) e cinco níveis de recuperação de energia.

No modo ‘Eco’, a potência do motor elétrico é reduzida para 50 kW (68 CV) e o binário para 167 Nm, enquanto a velocidade máxima é reduzida para 115 km/h e o ar condicionado desativao. O modo ‘Eco+’ faz o e-up! ainda mais económico, limitando a potência a 40 kW (54 CV), o binário a 133 Nm e a velocidade máxima a 90 km/h.

Com uma nova bateria de iões de lítio, posicionada entre os eixos, este citadino 100% elétrico é capaz de atingir uma autonomia máxima de 261 quilómetros de acordo com o ciclo de teste WLTP, graças a uma nova bateria com uma capacidade quase duplicada, de 18.7 kWh para 36.8 kWh (para uma capacidade nominal de 32.3 kWh). A marca alemã apresenta um valor de consumo médio de energia de 12.7 kWh/100 km, o que lhe permite, então, superar a fasquia dos 250 quilómetros de autonomia. A garantia da bateria é de oito anos ou 160.000 quilómetros.

Os tempos de carregamento também são diferentes: numa tomada doméstica de 230V (com amperagem até 16A), leva 15 horas a carregar de zero a 100%, reduzindo-se para quatro a cinco horas no caso de recorrer a uma wallbox doméstica ou estação de carregamento pública de 11 kW (AC), uma vez mais dos zero aos 100%. Nos postos de carregamento rápidos, o processo é mais célere: nos de 40 kW (DC), leva menos de uma hora a repor de zero a 80%.

O e-up! diferencia-se do modelo base do up! pela otimização do desenho aerodinâmico, além da montagem de LED diurnos em forma de ‘C’ a circunscrever a curvatura do para-choques, destacando ainda o novo logótipo da Volkswagen num visual 2D. O novo e-up! está equipado com jantes de liga leve de 15 polegadas “Blade” polidas com pneus de baixa resistência ao rolamento. Em opção, estão disponíveis jantes de 16 polegadas “Upsilon”.

O comprimento total deste modelo de quatro portas e de quatro lugares é de 3,6 metros, a largura de 1,7 metros e a altura de 1,5 metros, com volumetria para as bagagens entre 251 e 941 litros.

Equipamento reforçado

De série, o novo elétrico dispõe de elementos como seis airbags, o assistente de manutenção na faixa de rodagem (Lane Assist), aviso de sinal de trânsito através de mapas do sistema ‘Maps+More’, vidros dianteiros elétricos, ar condicionado “Climatronic”, rádio “Composition Phone” (com MP3, SD slot, Bluetooth, interface telefónica) e seis altifalantes. Além disso, a marca alemã reuniu ainda quatro pacotes de equipamentos temáticos “vocacionados para uma maior assistência ao condutor, conforto e para o período de inverno”, que incluem, por exemplo, cruise control, câmara de visão traseira, aquecimento para os bancos e para brisas, bem como faróis automáticos e uma segunda chave com controlo remoto.

Este modelo é apresentado pela Volkswagen como uma proposta acessível para ingressar na era da mobilidade elétrica, sendo comercializado em Portugal a partir de 22.763€, um valor inferior aos 26.259€ da versão anterior, sendo este um preço sem despesas administrativas, mas que pode ser ainda reduzido com os benefícios fiscais atribuídos à mobilidade elétrica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.