Acessível, espaçoso e conectado. A Volkswagen apresentou o concept daquele que será o seu futuro carro elétrico para as massas, o ID. 2all, denominação que faz alusão a um princípio exatamente mais acessível, com a marca a apontar para um custo inferior a 25 mil euros.

Já com vários elétricos no mercado, a Volkswagen planeia expandir a eletrificação com o ID. 2all, um modelo acessível que terá tração dianteira e uma autonomia de até 450 quilómetros entre carregamentos.

Adicionalmente, o novo modelo será proposto com uma série de tecnologias inovadoras para um modelo deste segmento, como a Travel Assist, a iluminação IQ.LIGHT ou a tecnologia de planeamento de rotas Electric Vehicle Route Planner, a qual tem em atenção o carregamento durante um percurso.

Ao nível da conceção do interior, a marca aponta para um espaço ao nível do Golf, mas com as dimensões exteriores do Polo, ou seja, bastante compactas, com 4050 mm de comprimento, 1812 mm de largura e 1530 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2600 mm.

A bordo espera-se então um painel de instrumentos digital e foco na aliança entre tecnologia e qualidade. O ecrã tátil de 12.9 polegadas tem uma nova estrutura de menu. Por baixo deste, existe um novo painel de controlo do ar condicionado em separado, recentemente desenvolvido. As principais funções do ar condicionado são aqui controladas através de botões iluminados. Ao centro do painel de controlo do ar condicionado – facilmente acessível tanto pelo condutor como pelo passageiro da frente – existe um pequeno e prático botão rotativo para ajustar o volume do sistema. Localizados num nível inferior encontram-se dois grandes interfaces de carregamento indutivo para smartphones, magneticamente bloqueados na sua posição.

Outras funções do veículo são operadas através de um comando de menu na consola central, que também pode ser utilizado para alterar o aspeto dos instrumentos digitais. O novo volante multifunções está concebido para ser claro e intuitivo – dois comandos rotativos à esquerda e à direita e dois botões em cada um, nada mais. O condutor do concept recebe todas as informações importantes no ecrã de 10.9 polegadas e head-up display.

A bagageira oferece um valor entre 490 e 1330 litros.

“O ID. 2all será o primeiro modelo [da plataforma] MEB com tração dianteira. Estamos a explorar a grande flexibilidade oferecida pela nossa plataforma modular MEB e vamos estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e utilização diária com esta versão da plataforma de entrada”, refere Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração para a área do desenvolvimento técnico.

Embora seja ainda um concept, a marca adianta já alguns detalhes como o motor elétrico de 166 kW/226 CV para uma autonomia calculada de até 450 quilómetros. A aceleração dos zero aos 100 km/h irá demorar menos de sete segundos. O carregamento de 10 a 80% demora 20 minutos, ainda que a marca não adiante a sua capacidade.

Grünitz sublinha que “a versão de produção do ID. 2all será um veículo elétrico de valor seguro para todos os dias do ano. Um Volkswagen típico com espaço suficiente e uma longa autonomia para que o destino possa ser alcançado sem problemas, mesmo em viagens longas. Graças à plataforma MEB extremamente variável, os nossos clientes também beneficiarão de tecnologias de ponta na classe de preço de cerca de 25.000 euros. A Volkswagen está mais uma vez a democratizar o progresso neste domínio. E esse é também exatamente o nosso objetivo”.

Este novo modelo será um dos dez novos elétricos que a Volkswagen vai lançar até 2026.

Dados técnicos do ID. 2all
Propulsão MEB Entry, tração dianteira
Potência 166 kW / 226 cv
Autonomia aprox. 450 km (WLTP)
Tempo de carregamento 10 a 80% em aprox. 20 minutos
Acel. 0-100 km/h < 7 s
Velocidade máxima 160 km/h
Comprimento 4.050 mm
Largura 1.812 mm
Altura 1.530 mm
Distância entre eixos 2.600 mm
Bagageira 490 a 1.330 l
Rodas 225/40 R20

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.