Responsável alemão confirmou que a produção de veículos com motores de combustão interna por parte da Volkswagen deve terminar em 2040.

Na Volkswagen está em marcha o plano para a eletrificação da gama, com o lançamento da nova família I.D., como primeira etapa da corrida ao objetivo da neutralidade carbónica nos automóveis da marca em meados de 2050. Meta que obrigará, naturalmente, a modificações profundas na estratégia do fabricante, que segundo Michael Jost, responsável do departamento de estratégia, produzirá o último automóvel equipado com convencional motor de combustão em 2040, colocando ponto final numa história de mais de um século como fabricante de veículos movidos por combustíveis fósseis.

O elétrico acessível chega em 2024

Na entrevista que concedeu ao Automotive News Europe, Michael Jost ainda revelou que a passagem de testemunho para formas novas de propulsão não acontecerá sem a oferta de alternativas a preços competitivos. Esta será uma imposição, com a responsável da Volkswagen a confirmar que a marca trabalha ativamente numa nova variante da plataforma MEB para elétricos, que servirá para acolher as versões mais económicas de modelos com esta tecnologia. Jost refere-se ao lançamento de automóveis com posicionamento muito atrativo, abaixo dos 20.000 euros, com dimensões compactas, a rondar os 4,1 metros de comprimentos, autonomia para cerca de 250 quilómetros livres de emissões, no mercado a partir de 2024.