Volkswagen mostra futuro elétrico com condução autónoma

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A Volkswagen prepara a estreia de mais um integrante da família de elétricos I.D. no Salão de Genebra, o Vizzion Concept, um estudo de uma berlina de aspeto futurista que se destaca ainda pelo comprimento superior aos cinco metros.

Este Volkswagen ID Vizzion Concept é apresentado como um modelo ‘Premium’ de 5,11 metros de comprimento, com um esquema de abertura de portas denominado ‘suicida’ em que as traseiras abrem no sentido contrário das da frente. Mais importante do que isso, a marca alemã destaca o facto de contar com um interior em que os bancos adotam um estilo de poltronas para maior conforto e tecnologias de condução autónoma, deixando aos passageiros tempo livre para outras atividades.

Assim, este concept surge sem volante ou pedais, o que lhe retira dessa forma a possibilidade de ser conduzido como um veículo convencional. Para se conseguir movimentar de forma autónoma, o ID Vizzion Concept recorre a sensores, câmaras e tecnologias avançada na forma de inteligência artificial, dando mais um passo em frente rumo à mobilidade autónoma.

Assim, o modelo alemão recorre a uma ‘hospedeira’ virtual que permite aos passageiros comunicar com o veículo por forma gestual e vocal. Graças ao sistema de inteligência artifical, o veículo pode adaptar-se a cada um dos seus passageiros.

Outro atributo deste ID Vizzion Concept é o facto de ter motorização elétrica, com duas unidades capazes de debitar 306 CV entregues aos dois eixos. Conta ainda com um pack de baterias de iões de lítio de 111 kWh que lhe garante uma autonomia estimada de 665 quilómetros, com uma velocidade máxima de 180 km/h. A Volkswagen refere também a importância da travagem regenerativa para aumentar a autonomia do veículo.

Embora deva também ser lançado no mercado em meados da próxima década, o ID Vizzion Concept deverá surgir num formato mais convencional, seguindo as pisadas dos outros concepts já apresentados entretanto da gama ID, como o compacto familiar de cinco portas, seguindo-se depois os ID Crozz e ID Buzz. Todos eles terão como base a plataforma para veículos elétricos da Volkswagen, denominada MEB.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.