Os fabricantes de automóveis estão a retomar a operação nas suas fábricas chinesas, enquanto noutras latitudes a produção está a ser interrompida ou reduzida a mínimos históricos. E sem data marcada para o regresso à normalidade.

Em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Juergen Stackmann, chefe de vendas e marketing da Volkswagen, admitiu que esse regresso pode acontecer apenas no verão.

«Achamos que a Alemanha retornará ao normal no verão», declarou o responsável da VW ao referido jornal, avisando ainda que precisamos de aprender a conviver com o vírus. «A paralisação não pode durar mais que o verão. A sociedade e a economia não podem suportar isso», afirmou.

Nas fábricas da marca que já estão novamente a recuperar as rotinas laborais, o executivo garante que estão a ser estudadas soluções para garantir que continuam a ser cumpridas as recomendações das autoridades sanitárias, com os trabalhadores posicionados às distâncias corretas ao longo de todos os setores da linha de produção. E alerta para a necessidade de repensar todo o modelo de negócio.

«Uma das grandes lições que retiramos crise é a necessidade de investir mais na Internet. A VW já lançou diversas iniciativas no comércio on-line de automóveis, mas é tempo de acelerar», revelou Stackmann.