Além de ser um modelo elétrico altamente versátil e de conceito familiar, o ID.BUZZ da Volkswagen é também visto pela marca como um companheiro indicado para o trabalho do dia-a-dia, especialmente numa fase em que o teletrabalho demonstrou as suas virtudes durante a pandemia de Covid-19.

Baseado na multifacetada plataforma MEB, o ID.BUZZ destaca-se pelo interior de estilo ‘open space’ com muito espaço, grande versatilidade e elevados níveis de conforto. Adicionalmente, a marca de Wolfsburgo aponta este modelo 100% elétrico como um ótimo companheiro no mundo digital, valendo-se de detalhes técnicos como portas USB-C para carregamento rápido de smartphones e portáteis, entre outros, com uma potência de até 45 Watts.

A Volkswagen fornece, opcionalmente, pequenas mesas rebatíveis nas costas dos bancos dianteiros para computadores portáteis ou tablets, sendo que estes últimos podem ser guardados em espaços especialmente concebidos.

De série, estão disponíveis três portas USB-C para fornecer energia a smartphones, consolas de jogos, computadores portáteis e tablets, duas das quais com capacidade de transferência de dados (localizadas do lado direito, junto à coluna da direção), enquanto uma terceira está posicionada na porta do passageiro da frente. Os clientes podem ainda encomendar três portas USB adicionais, uma na base do espelho retrovisor interior e as restantes nas duas portas deslizantes. Em breve, estarão disponíveis mais duas portas nas laterais do compartimento de carga.

Quase todas as portas USB-C, exceto a que está localizada no espelho, respeitam a mais recente norma de carregamento, de fornecimento de energia USB (USB-PD), a qual permite um carregamento rápido com uma capacidade de até 45 Watts.

Ecrãs digitais e comando por voz

Todos os painéis no ID. Buzz são digitais. Através dos comandos táteis no volante multifunções, o condutor pode operar o Digital Cockpit com o seu ecrã de 5.3 polegadas, posicionado em posição flutuante, tal como o grande ecrã tátil ao centro do tablier. Com o sistema de rádio proposto de série, o ‘Ready 2 Discover’, o ecrã tem 10” quando medido na diagonal e o sistema está equipado com uma funcionalidade de navegação que pode ser posteriormente ativada. Esta função surge já ativa no sistema opcional ‘Discover Pro’, no qual o ecrã tátil tem 12 polegadas.

O comando por voz natural ‘Hello ID’ é o terceiro nível de comando disponível, reconhecendo perguntas e comandos de uma forma rápida e precisa. O sistema compreende formulações livres, faz perguntas se necessário e permite ser interrompido. As respostas são fornecidas muito rapidamente e de duas formas: offline, a partir da informação armazenada no veículo e online, a partir de informações partilhadas em ‘nuvem’.

Por outro lado, esta carrinha irá dispor também dos serviços online ‘We Connect’ e ‘We Connect Plus’, opcionalmente disponíveis para todas as variantes (propostos de série por um período limitado). Assim que são ativados, conectam o veículo com os smartphones dos utilizadores dos serviços e com o mundo exterior. Para além do Controlo de Voz Online, os destaques no portfólio de serviços incluem a navegação com Informação de Tráfego Online, Rádio Internet, transmissão multimédia com o hotspot Wi-Fi e Spotify. Um contrato ‘We Connect’ ativado é também um pré-requisito para as atualizações over-the-air gratuitas.

A Volkswagen oferece aos utilizadores a escolha entre as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay. Uma área de arrumação para smartphones com função de carga indutiva é também disponibilizada de série. A interface de telemóvel Comfort está disponível em opção e, neste caso, uma base de carregamento surge integrada no tablier.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.