A Volkswagen vai apresentar na Feira da Eletrónica de Las Vegas (CES) o seu novo ID.7, ainda envolto numa camuflagem digital, mas já com a promessa de autonomias de até 700 quilómetros entre carregamentos.

Cada vez mais um espaço para a divulgação de novos automóveis e de novas tecnologias associadas, o CES será o palco para a apresentação do ID.7, primeira berlina 100% elétrica assente na plataforma MEB que também já serviu de base aos ID.3 e ID.Buzz, entre outros modelos do Grupo Volkswagen.

O modelo a expor estará envolto em camuflagem mais evoluída com uma pintura multicamada (40 camadas) que consegue criar determinados efeitos de luz em partes específicas do veículo, efetuando também uma ligação com o mundo digital por intermédio de códigos QR e efeitos eletroluminescentes que podem até variar consoante o ritmo da música no habitáculo. O ID.7 foi antecipado pelo ID. Aero concept revelado anteriormente na China, com um conceito aerodinâmico mais apurado que possibilitará também atingir autonomias mais elevadas.

“Com o novo ID.7, estamos a alargar a nossa gama de modelos elétricos aos segmentos superiores. A berlina irá oferecer tecnologia e qualidade de ponta. O ID.7 será um dos dez novos modelos que estamos a planear lançar até 2026. O nosso objetivo? Disponibilizar produtos adequados aos nossos clientes em cada segmento”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Um dos aspetos que a Volkswagen garante ter melhorado foi no ada interação com o sistema de infoentretenimento, com o ID.7 a apresentar de série diversas inovações, incluindo um novo conceito de ecrã, o sistema head-up display com realidade aumentada, um ecrã tátil central de 15” e novos comandos do sistema de climatização integrados no primeiro nível do infoentretenimento, bem como comandos táteis deslizantes iluminados.

A marca destaca o novo conceito de ar condicionado com diversas funções, podendo por exemplo detetar a aproximação do condutor através da deteção da chave e iniciar a climatização do interior, seja aquecendo ou arrefecendo, consoante a temperatura exterior. A distribuição do ar pelo habitáculo foi também cuidada a partir daquilo que a Volkswagen designa de ‘Smart Air Vents’, que movimentam o fluxo de ar de forma dinâmica. Cada afinação pode ser guardada para cada ocupante, ajustando-se assim antecipadamente às suas necessidades.

Alguns comandos podem ser executados a partir de comandos vocais. Por exemplo, ao dizer ‘Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias’, o ID.7 responde com a ativação do aquecimento no volante, direcionando ao mesmo tempo ar quente da climatização para a zona das mãos.

O espaço é outra das benesses prometidas pela Volkswagen, observando o facto de dispor da amplitude permitida pela plataforma dedicada MEB, com extremidades curtas e distância entre eixos mais longa de 2,97 metros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.