A Volkswagen apresentou a sua próxima geração de motores elétricos para a família ID, prometendo performances melhoradas e maior eficiência na condução.

Com o novo APP550 de tração traseira, a nova família de elétricos da Volkswagen vai receber uma unidade motriz completamente nova, melhorando as prestações e a autonomia, bem como o prazer de condução. As entregas dos primeiros modelos com esta nova geração de motores, com 210 kW/286 CV de potência e 550 Nm de binário (dependendo do acerto), estão previstas para o final deste ano.

A base de partida é a mesma, já que a plataforma continua a ser a MEB para os automóveis elétricos do Grupo Volkswagen.

O aumento de binário assegura uma maior resposta em aceleração e nas recuperações, graças a um estator trabalhado e a um rotor equipado com ímanes permanentes mais poderosos com uma maior capacidade.

O inversor foi desenvolvido para conseguir fornecer correntes mais elevadas para maior potência e eficiência, servindo como ‘cérebro’ no motor, no qual o software funcional assegura igualmente a maior eficácia. Adicionalmente, a Volkswagen otimizou o número de componentes do motor, incluindo a gestão térmica. A nova unidade dispõe, assim, de um sistema de arrefecimento que permite poupar energia através das engrenagens da caixa e de componentes especialmente desenvolvidos para o fornecimento de lubrificante e de distribuição. O óleo quente é arrefecido pelo circuito de arrefecimento do veículo, que mantém o motor também à temperatura de funcionamento.

Karsten Bennewitz, diretor da área de Motores e Sistemas de Energia em Desenvolvimento, explica que, “como o espaço não mudou, fomos compelidos a desenvolver um novo motor que alcança melhorias significativas na performance e na eficiência, apesar de estar sujeito aos mesmos constrangimentos. Isto foi um grande desafio para a equipa de Desenvolvimento Técnico e de Componentes do Grupo. O resultado mostra que fomos capazes de reduzir a utilização de materiais raros, ao mesmo tempo alcançando uma melhoria considerável na eficiência do veículo”.

O novo sistema motriz, com a caixa de velocidade, rotor e estator serão produzidos na fábrica de componentes do Grupo Volkswagen, em Kassel, na Alemanha, centro de produção que tem já mais de dez anos de experiência neste setor.