A Volkswagen confirmou que irá apenas produzir automóveis elétricos na Europa, o mais tardar, em 2033, colocando assim uma meta ambiciosa para o futuro da marca alemã em antecipação da proibição de venda de automóveis de combustão na União Europeia prevista para 2035.

Já com uma gama de automóveis elétricos à venda, com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, a Volkswagen preconiza para 2033 a passagem para a eletrificação total, de acordo com o CEO da companhia, Thomas Schäfer.

“A Volkswagan vai-se tornar elétrica. A VW vai apenas produzir carros elétricos na Europa a partir de 2033, no limite”, afirmou Schäfer, admitindo ainda que são esperados dez novos modelos elétricos até 2026. Entre os novos modelos estará um elétrico de entrada abaixo dos 25 mil euros, que será um utilitário com base no CUPRA Urban Rebel Concept e que está a ser desenvolvido por esta marca do Grupo Volkswagen.

“Vamo-nos focar mais nos modelos centrais e simplificar o nosso portefólio de produtos ao longo dos próximos dez anos. Menos modelos, mas mais conteúdos de produtos”, afirmou.

Além de prometer um facelift do ID.3 para o próximo ano, Schäfer revela ainda que a marca está a trabalhar “num SUV compacto com base no ID.3 para lançar um modelo neste segmento de rápido crescimento”.

Adicionalmente, confirmou que os botões de pressão estão de volta em resposta dos pedidos dos condutores, com os novos Passat e Tiguan a serem os primeiros a terem esta novidade.