À semelhança dos modelos Tiguan e Tiguan Allspace e mais recentemente do T-Cross, o design do T-Roc segue a tendência SUV que combina elementos off-road com dinamismo e estilo urbano. Recorre à plataforma MQB, testada e comprovada por diversos modelos do Grupo Volkswagen, com um comprimento de 4,234 mm (252 mm menos do que o Tiguan) e uma distância entre eixos de 2,590 mm. A largura é de 1,819 mm (sem espelhos retrovisores) e a altura de 1.573 mm (4Motion: 1,572 mm).
Mas, se estas características são já conhecidas, nova na gama T-Roc é a motorização TSI de quatro cilindros turbo de injeção direta com 150 CV de potência e 250 Nm de binário entre as 1500 e as 3500 rpm. O consumo combinado quando equipado com caixa manual de seis velocidades é de 6,5 l/100 km e as emissões combinadas de C02 de 147 g/km (norma WLTP).
Este motor a gasolina está equipado com a gestão ativa dos cilindros ACT, um sistema de desativação dos cilindros. Durante os trajetos realizados dentro de determinadas margens do regime de rotações e velocidade existe a possibilidade de desativar dois dos quatro cilindros, de forma quase impercetível para o condutor, independentemente da relação de caixa que se encontra engrenada.
Esta variante pode ser selecionada com tração dianteira ou integral (4Motion) e caixas manual ou automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades.
O T-Roc 1.5 TSI de 150 CV com tração dianteira inclui de série Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking) e sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), travão multicolisões e Lane Assist (assistente de aviso de saída da faixa de rodagem).As versões 4Motion do T-Roc estão equipadas com o sistema de tração total permanente. O binário é distribuído entre as rodas dianteira e traseira eletronicamente através de uma embraiagem multi-disco (controlada de acordo com vários fatores, como o regime de rotações do motor). Esta distribuição é baseada em função da procura como o objetivo de manter uma tração otimizada e segurança na condução e, ao mesmo tempo, assegurar a melhor economia de combustível possível. O binário é dirigido principalmente ao eixo dianteiro, sendo o eixo traseiro ligado em milésimos de segundo caso exista essa necessidade.
Todas as versões com tração total do T-Roc oferecem de série o 4Motion Active Control com seleção dos perfis de condução, com quatro modos diferentes de condução: “Street”, “Snow”, “Off-road” (regulação automática dos parâmetros off-road) ou então “Off-road Individual” (regulações variáveis). Também é oferecido de série para todos os modelos 4Motion a seleção do perfil de condução que, em função do equipamento de série e opcional, permite ao condutor regular individualmente os parâmetros para a caixa DSG, ar condicionado, direção assistida eletromecânica, a suspensão adaptativa (DCC) e o cruise control adaptativo (ACC). O condutor pode selecionar cinco perfis diferentes: “Comfort”, “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Para os modelos com tração dianteira pode ser solicitado, em opção, a seleção do perfil de condução.
A aposta na personalização mantém-se com um total de 11 cores diferentes para a carroçaria, três para o tejadilho e um total de 24 combinações cromáticas, a que se juntam sete diferentes tonalidades para os revestimentos do interior. Quanto a funcionalidade, se os cinco lugares estão ocupados, a volumetria da bagageira carregada até ao bordo superior das costas do banco traseiro, é de 445 litros, podendo a capacidade de carga aumentar até 1290 litros.
O T-Roc 1.5 TSI de 150 CV é proposto com dois níveis de equipamento – Style e Sport – e com caixa manual de 6 velocidades ou transmissão automática DSG de sete velocidades, arrancando os preços nos 29.282 euros do Style (30.449€ com DSG) e terminando nos 31.732€ da versão Sport (32.662€ com caixa DSG).
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