A Volkswagen revelou as primeiras informações e imagens do renovado Touareg, o SUV de grande porte da marca alemã que apresenta melhorias substanciais, nomeadamente, na suspensão, na tecnologia integrada a bordo e no desenho, dando ainda grande foco à vertente eletrificada.

A terceira geração do Touareg atravessa a sua primeira atualização de meio de ciclo, com o novo SUV premium a receber diversas novidades, com o exterior a demarcar-se por diferenças evidentes. Na frente, o conjunto formado pela grelha do radiador, pelos faróis e pelo capot dianteiro ganhou um novo visual, ao passo que a traseira tem agora uma faixa horizontal contínua de LED para os grupos óticos e incorpora um logótipo Volkswagen iluminado a vermelho. Pela primeira vez, esta característica foi incluída num modelo Volkswagen na Alemanha. Anteriormente, o logótipo da marca iluminado só era permitido em mercados como a China e os EUA.

Tecnologicamente e com impacto no estilo exterior, destaque para os recém-desenvolvidos faróis LED Matrix HD na dianteira, sendo o primeiro modelo da Volkswagen a contar com este conjunto tecnológico. Dispõe de mais de 38.000 LED interativos, os quais projetam um tapete de luz exatamente na faixa de rodagem, proporcionando maior precisão e mais segurança na condução noturna. Os LED interativos asseguram que a área de cobertura do trânsito em sentido contrário e dos veículos que circulam à frente é mais precisa do que nunca, não encadeando os condutores que circulam nas faixas contrárias. Esta tecnologia será adaptada posteriormente a mais modelos da marca alemã.

No que diz respeito aos chassis, a Volkswagen melhorou a suspensão, vindo agora de série com um novo sensor de carga no tejadilho, intimamente integrado na eletrónica da suspensão. Se for detetada uma carga no tejadilho, o sistema de Controlo Eletrónico de Estabilidade, pode intervir antecipadamente para aumentar a estabilidade da condução. Em contrapartida, se não houver carga no tejadilho, o sistema permite uma performance mais desportiva. Consoante a versão, o Touareg está disponível com tecnologias avançadas de suspensão, tais como a compensação ativa do rolamento e a direção às quatro rodas.

Atualização do interior

O equipamento de série do novo Touareg inclui também o Innovision Cockpit. Este consiste no Digital Cockpit e no sistema de infoentretenimento topo de gama Discover Pro Max. Várias funções do Innovision Cockpit, como a navegação ao nível da faixa de rodagem e os dados de mapas HD de alta resolução, foram otimizadas no novo modelo. O controlo por voz de série também foi melhorado.

As ligações USB-C com uma capacidade de carregamento de 45 watts (anteriormente 15 watts) permitem um carregamento significativamente mais rápido de dispositivos eletrónicos, como smartphones, tablets ou computadores portáteis. Além disso, avaliando o feedback dos clientes, o nível de qualidade do interior do Touareg foi melhorado. Por exemplo, os acabamentos da consola central são agora mais macios, proporcionando conforto adicional.

Quanto à segurança, o Touareg está equipado com um grande número de sistemas de conveniência e assistência de série, com tecnologias opcionais como o Travel Assist de assistência à condução até à velocidade máxima, o Park Assist Plus com controlo remoto através da app, para entrar e sair automaticamente dos lugares de estacionamento, Trailer Assis e Night Vision (assistência a condução noturna).

Faceta híbrida reforçada

O novo Touareg será lançado com dois motores híbridos plug-in, com a Volkswagen a garantir que todos os motores altamente eficientes são de série e estão associados a uma caixa automática de oito velocidades e à tração integral permanente 4Motion.

No topo, o Touareg R eHybrid é proposto como modelo de performance da Volkswagen R, sendo o mais potente. Alia um motor V6 a gasolina a um motor elétrico com uma potência de combinada de 462 CV. O equipamento de série do novo modelo inclui elementos como as pinças de travão pintadas a azul com o logótipo R prateado, detalhes em azul no interior, bancos em pele com design ‘Vienna’ (opcional ‘Puglia’), jantes de liga leve de 21 polegadas ‘Leeds’, chave do veículo com tampa revestida a couro e logótipo R, teto de abrir panorâmico e ar condicionado automátio de quatro zonas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.