A Volvo Cars apresentou esta semana o seu plano para a abertura de um novo centro tecnológico (Tech Hub) em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia, que se irá focar no desenvolvimento de novo software automóvel.

De acordo com a marca sueca, este será um centro essencial para o desenvolvimento de novo software e irá desempenhar um papel crucial nas ambições estratégicas da marca que pretende ser totalmente elétrica até 2030 e líder em novas tecnologias.

Esta nova equipa de engenheiros em Cracóvia juntar-se à equipa global de talentos Volvo que irá aumentar a velocidade do desenvolvimento interno de software para áreas chave, desde a tecnologia de segurança central baseada no profundo conhecimento que a Volvo tem das causas que provocam os acidentes, até aos algoritmos de perceção e assistência ao condutor e software para a condução autónoma.

Outros desafios para as áreas de engenharia incluem o desenvolvimento das características associadas à próxima geração de automóveis ou o apoio a todo o trabalho de desenvolvimento através da análise de dados.

A Volvo pretende ter o novo Tech Hub operacional até ao final deste ano, com cerca de 120 engenheiros a operar no local. Até meados da década, a marca pretende empregar entre 500 e 600 pessoas em Cracóvia, que estarão em estreita ligação com os restantes Tech Hub da Volvo espalhados pelo mundo.

A importância do software

Como se demonstra pelo novo Volvo EX90, o mais recente modelo elétrico apresentado pela marca, a indústria automóvel está a mudar muito rapidamente sendo a importância do software cada vez maior nestes novos modelos.

Os futuros modelos Volvo serão 100% elétricos e cada vez mais vendidos online, alimentados por computadores de última geração com software desenvolvido internamente. Terão também a capacidade de se tornarem melhores ao longo do tempo graças a atualizações regulares de software realizadas remotamente (over the air).

Isto faz com que o desenvolvimento interno de software seja cada vez mais uma área crucial para a Volvo e absolutamente fundamental para alcançar as suas ambições estratégicas, nas quais pretende ser uma empresa líder em novas tecnologias e comercializar somente automóveis 100% elétricos até 2030.

Para acelerar a sua transformação, a Volvo Cars está a recrutar milhares de talentos de engenharia em todo o mundo e o centro de Cracóvia será mais uma peça fundamental nesse puzzle.

“Somos uma empresa que tem objetivos bem definidos e que é orientada pela tecnologia, pelo que a nossa nova geração de automóveis Volvo será mais do que apenas meios de transporte. Eles serão computadores sobre rodas, concebidos para serem atualizados remotamente com o novo software. Isso significa que o nosso Tech Hub de Cracóvia e o crescimento das nossas capacidades internas de desenvolvimento de software são cruciais para o nosso sucesso futuro”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

A marca sueca está presente na Polónia há cerca de 30 anos, sendo Cracóvia um centro tecnológico emergente, com uma ampla rede de empresas de tecnologia presentes na região. Porém, a Volvo Cars será o primeiro construtor de automóveis a centrar-se na região com um Tech Hub.

A Volvo Cars tem outros Tech Hub a operar em Estocolmo e em Lund na Suécia, bem como em Bangalore na Índia. A marca possui também grandes centros de engenharia em Xangai, na China e em Gotemburgo, na Suécia, formando uma rede crucial de centros de inovação estrategicamente espalhados por todo o mundo.