A Volvo anunciou uma mudança de designação dos seus modelos elétricos, de forma a uniformizar a sua gama – dessa forma, os XC40 Recharge e C40 Recharge passam a ser EX40 e EC40. Haverá ainda uma nova versão especial Black Edition para alguns modelos da Volvo a lançar em 2024.

A marca sueca tem em curso um processo de transformação para a mobilidade elétrica até 2030, com alguns novos modelos já na calha para surgirem no mercado europeu apenas com motores elétricos, como são os casos do EX30 e do EX90 (há ainda o EM90, mas este não terá representatividade no mercado europeu). Para se alinhar com estes novos modelos, a Volvo irá alterar a denominação dos XC40 Recharge e C40 Recharge, com ambos a adotarem o prefixo EX e EC, respetivamente, perdendo também a denominação ‘Recharge’.

O nome XC40 permanece, no entanto, embora apenas para as versões alimentadas com motor de combustão interna. Os modelos híbridos Plug-in (PHEV) também perdem a designação ‘Recharge’, passando simplesmente a ser conhecidos pelos sufixos T6 ou T8 para assinalar as diferentes variantes de potência.

“Ao alinharmos os nossos primeiros modelos elétricos pioneiros com o resto do nosso portefólio de automóveis elétricos, simplificamos a escolha dos consumidores à medida que continuamos a eletrificar a nossa gama e a renovar os nossos híbridos”, afirma Björn Annwall, diretor comercial e diretor executivo adjunto da Volvo Cars.

Adicionalmente, são também introduzidos novos packs de Performance para os EX40 e EC40 Twin Motor, que aumenta a potência em 25 kW para uma aceleração mais rápida, a par também de um mapa de acionamento do pedal diferente e um modo de condução ‘Performance’ para tirar partido de 325 kW/442 CV de potência. Este pack de Performance (através de atualização de software) poderá ser adquirido a partir da aplicação quando se adquire um novo carro, enquanto os atuais proprietários podem fazê-lo também remotamente.

Quanto aos híbridos mild hybrid, as variantes B5 a gasolina dos XC60 e XC90 contam agora com ciclo de combustão mais eficiente para reduzir os consumos e as emissões de CO2 em cerca de 4% no XC60 e de 2% no XC90.

Por fim, será lançada uma edição especial Black Edition dos modelos EX40, EC40 e XC40, no seguimento do sucesso registado pelo XC60 Black Edition, lançado no ano passado. Os modelos Black Edition são equipados com pintura Onyx Black, emblema em preto brilhante, jantes de 20 polegadas com cinco raios em preto brilhante e a escolha entre interiores microtech ou em tecido carvão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.