A Volvo Cars anunciou a assinatura de um acordo com a Geely Holding com vista à aquisição da participação desta nas parcerias existentes na China. Com esta operação financeira, a marca sueca passa a assumir o controlo total das suas fábricas de automóveis e respetivas operações de vendas no país, sendo a primeira marca não chinesa a ter o controlo completo nas suas operações naquele país.

A aquisição de 50% de ações adicionais na Daqing Volvo Car Manufacturing Co., Ltd e na Shanghai Volvo Car Research and Development Co., Ltd, irão fortalecer a posição da Volvo Cars numa das regiões que apresenta um dos maiores crescimentos a nível mundial.

“A Volvo Cars e a Geely Holding avaliam, de forma contínua, as melhores formas de colaboração e de estruturar as suas operações dentro de um grupo tão vasto. Ao conceder à Volvo Cars o controlo completo sobre as suas operações na China, estamos a lançar as bases para um forte crescimento sustentável no mercado ao mesmo tempo que maximizamos o retorno para os acionistas”, refere Daniel Donghui Li, principal responsável e CEO da Geely Holding,

A Volvo Cars tem como objetivo continuar a investir no mercado chinês para tentar manter a toada de crescimento superior à do mercado local nos últimos anos. No seguimento destas transações, a empresa irá assumir um controlo completo nas fábricas de Chengdu e de Daqing, nas vendas nacionais e nas instalações de R&D situadas em Xangai. A operação financeira terá duas etapas, devendo estar completamente concluída em 2023.

As transações, que requerem ainda a aprovação das entidades reguladoras, irão criar uma estrutura ainda mais clara, quer na Volvo Cars, quer na Geely Holding. Os colaboradores das empresas não serão diretamente afetados e os detalhes financeiros das operações não serão revelados.

A Volvo Cars tem vindo a crescer de forma significativa na China. Em 2020, a marca vendeu 166.617 unidades no país, um crescimento de 7,5% em relação a 2019 e o oitavo ano consecutivo de recorde de vendas. No primeiro semestre de 2021, a performance de vendas aumentou 44,9% em relação a 2020 e 40,1% quando comparado com o mesmo semestre em 2019.