A Volvo Cars e a Northvolt elegeram a cidade sueca de Gotemburgo para a construção de uma nova fábrica de baterias que irá iniciar operações em 2025 e criar até 3000 postos de trabalho diretos naquela infraestrutura.

A Volvo acelera assim a sua aposta e investimento na tecnologia elétrica, com este anúncio a juntar-se ao investimento anteriormente revelado de 30 mil milhões de coroas suecas (pouco menos de 3 mil milhões de euros) num novo centro de Investigação e Desenvolvimento.

A construção desta fábrica vai arrancar em 2023 e será o local de produção de baterias de nova geração, especificamente desenvolvidas para serem utilizadas nos modelos elétricos da Volvo e Polestar de próxima geração. Recorde-se que a Volvo tem prevista a sua transição para a eletrificação completa dos seus automóveis até 2030.

A produção anual irá rondar as 50 GWh de baterias, o que equivale a dizer que serão produzidas cerca de meio milhão de unidades para automóveis por cada ano.

A fábrica situar-se-á em Torslanda, Gotemburgo, oferecendo assim benefícios à marca sueca em termos logísticos para aquela que é o maior centro de produção da Volvo Cars, situando-se também perto do centro de investigação avançado que será instalado por parte da marca e da Northvolt, numa parceria que pretende reduzir os custos de produção e acelerar a implementação dos automóveis elétricos a nível global.

“A nossa parceria de baterias com a Northvolt é essencial para as nossas ambições estratégicas na eletrificação. Estamos empenhados em tornarmo-nos líderes no segmento da mobilidade elétrica premium e em vender apenas veículos elétricos em 2030”, afirmou o ainda CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, que será substituído em breve por Jim Rowan.
Volvo C40 Recharge

Como a produção sustentável é um princípio nuclear da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, a fábrica será alimentada por energia livre de fósseis com foco na capacidade de energia renovável da região e integrará soluções de engenharia que dão prioridade à circularidade e à eficiência de recursos.

Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos da Volvo representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis, e ao ser capaz de as produzir próximo das suas unidades de fabrico na Europa, a Volvo Cars e a Polestar irão reduzir a pegada ambiental associada a este processo nos seus veículos futuros.

“Esta nova fábrica de baterias irá suportar a nossa ambição de atingirmos uma rede de produção ambientalmente neutra e assegurar uma rede de fornecimento de baterias de elevada qualidade para os anos vindouros. Através desta colaboração com a Northvolt iremos também beneficiar com a qualidade da cadeia de valor das baterias, desde as suas matérias-primas até à sua integração otimizada nos nossos automóveis”, explicou Javier Varela, diretor de Operações Industriais e de Qualidade da Volvo Cars.

A parceria para a produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars representará uma das maiores unidades de produção da Europa e será liderada por Adrian Clarke, ex-executivo da Tesla.

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