A Volvo irá lançar variantes híbridas plug-in melhoradas no início de 2022, apontando como principais argumentos o aumento da autonomia em modo elétrico, que se aproximará dos 100 quilómetros com um único carregamento.

Disponíveis para os modelos S60, V60, XC60, S90, V90 e XC90 Recharge, estas motorizações irão permitir alcançar uma maior autonomia em modo elétrico, emissões de CO2 mais reduzidas e uma performance reforçada. A autonomia sem emissões rondará os 90 quilómetros (já de acordo com o ciclo WLTP), superando assim por larga margem os cerca de 50 quilómetros que os utilizadores comuns na Europa percorrem diariamente (segundo os estudos da empresa de consultoria SIGMA).

No leque das melhorias inclui-se uma nova bateria, na qual foi aplicada uma terceira camada de células capaz de aumentar a energia nominal de 11.6 kWh para 18.8 kWh e também um motor elétrico traseiro mais potente, agora com 145 CV. A potência combinada ascende assim aos 350 CV nos modelos Recharge T6 e aos 455 CV nos Recharge T8, fazendo destes últimos, os modelos da Volvo mais potentes de sempre. A Volvo Cars estima que, as novas motorizações, terão um potencial para reduzir o nível de emissões de CO2 até 50% (ciclo WLTP).

Os novos motores também serão capazes de fornecer uma potência adicional às rodas traseiras na ordem dos 65%, reforçando a performance e o controlo em todas as situações, graças à tecnologia de tração integral, particularmente útil em baixas velocidades, em reboque, ou em situações de estradas escorregadias que necessitem de tração e estabilidade extra.

Além das novas motorizações, as melhorias incluem ainda a função de condução ‘one-pedal drive’ em modelos específicos (XC60, S90 e V90 Recharge) para um modo mais eficiente de regeneração das baterias e condução simplificada, bastando o recurso ao pedal do acelerador.

Recorde-se que a Volvo Cars está fortemente comprometida em ser líder no segmento dos automóveis elétricos Premium. A empresa já anunciou que, a meio da década, pretende atingir 1.2 milhões de viaturas vendidas por ano a nível mundial, com pelo menos, metade da quota a ser preenchida com modelos 100% elétricos. Em 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas modelos puramente elétricos.

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