Volvo S60: O sueco nascido na América que já esqueceu o Diesel

19/11/2018

Quando se olha o novo Volvo S60 a tentação é pensar no S90. São mesmo parecidos, mas, mais pequeno (4,76 metros de comprimento), muito bem proporcionando, este é um daqueles sedans que cativa pela elegância e nada tem de conservador, juntando a tudo isto uma imagem de frescura desportiva. Conseguido, no mínimo, e, parece-me muito consensual.

Por dentro encontramos, naturalmente, o decalque da carrinha V60, uma marca bem forte que assegura ambiente de nível superior. Design, materiais, detalhe, construção replicam o melhor que a Volvo nos tem mostrado. Resumindo: bom – sem surpresa.

Em Portugal, o Volvo S60 vai surgir nas versões R-Design e Inscription, numa oferta que contempla três opções a combustão, T6 AWD (310 cv), T5 (250 cv), T4 (190 cv) e os dois plug-in, os chamados Twin Engine, T8 (303+87 cv) e T6 (253+87 cv). Todos com transmissão automática de oito velocidades.

No que respeita a prestações, a Volvo anuncia 4,7 e 4,9 segundos de 0 a 100 e 250 km/h para os Plug–in e médias combinadas de consumo entre 2,1 e 2,5 litros aos 100 (WLTP).
Para os T6, 5,6 segundos de 0 a 100 e 250 km/h em velocidade de ponta; para o T5, 6,5 s e 240 km/h. Quanto a consumos, 8/8,8 e 7,2/8,1 respetivamente. Ainda não foram revelados os valores das prestações, consumos e emissões do T4.

a carregar vídeo

O novo S60 é construído na primeira fábrica da Volvo nos Estados Unidos, em Charleston, – vai ser produzido também na China a partir de 2019 – e foram os States (potencialmente um dos grandes mercados do modelo, a par da China) e a zona de Los Angeles o local eleito pelo emblema sueco para apresentar o modelo que reforça a imagem de uma gama totalmente eletrificada (híbridos e EV) no próximo ano!

LEIA MAIS NO BLOGUE MILHAS, DE JOSÉ SILVA PIRES.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.