Volvo V90 Cross Country Volvo Ocean Race: Pronta para enfrentar a sujidade

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Edição especial pensada para a aventura, a V90 Cross Country Volvo Ocean Race surge com uma série de equipamentos pensados para lidar com os terrenos inóspitos e com a sujidade daqueles que têm uma vida muito ativa. E de um nome que é também redundante…

Aliando aquele que é um dos modelos mais competentes no segmento Premium à célebre competição náutica que tem partida em Portugal, esta edição especial é apregoada pela marca sueca como um “automóvel para aqueles que gostam de aventura”. Assim, não se coíbe de ir para terrenos mais difíceis em que a sujidade impera. Isto porque beneficia até de protetores de revestimento para os bancos que protegem os mesmos da sujidade, por exemplo, depois de uma prova física na lama.

Este modelo é exemplificativo da filosofia de “coisas simples que melhoram a vida”, os engenheiros da Volvo desenvolveram esta versão especial que se destaca pela combinação de cores, entre a principal Crystal White Pearl e as duas de contraste: Kaolin Grey e Flare Orange.

As chapas de proteção, extensões dos arcos das rodas, grelha e frisos das embaladeiras possuem um acabamento em Kaolin Grey. Já as chapas de proteção dianteiras e os frisos laterais inferiores dianteiros apresentam elementos em Flare Orange. O carácter aventureiro é ainda reforçado pela grelha dianteira e jantes de liga leve exclusivas de 20 polegadas.

Interior de luxo

Entre as características de destaque no interior (com duas cores à escolha – Charcoal ou Blond/Charcoal), realce, desde logo, para as placas antiderrapantes dianteiras exclusivas com iluminação e logótipo Volvo Ocean Race. Outros pormenores traduzem uma melhoria da noção de qualidade geral, com combinação de materiais como o couro e a fibra de carbono para um ambiente mais desportivo e, ao mesmo tempo, elegante.

Os bancos foram criados exclusivamente para este modelo e combinam couro com tecido. Todos os bancos apresentam um característico sublinhado tom laranja, um logótipo Volvo Ocean Race e uma etiqueta laranja na zona lateral. Ao nível de design, acresce ainda o facto de o tecido incluir um padrão muito próprio denominado “Open Grid”, disponível apenas para este automóvel. Sendo uma marca muito ligada ao tema da segurança, a Volvo faz questão de assinalar também o seu papel na invenção do cinto de segurança, tornando estes elementos coloridos com recurso à cor Flare Orange e com a indicação da data de invenção deste dispositivo (da autoria do engenheiro Nils Bohlin no ano de 1959).

Possui, ainda, quatro portas USB, o que significa que pode carregar e ter ligados à corrente vários dispositivos em simultâneo, dispondo ainda de uma tomada de 115/230V que lhe permite carregar e ter a funcionar equipamentos como computadores portáveis, câmaras e drones.

Além das fontes de alimentação elétrica referidas anteriormente, o compartimento de carga inclui uma luz LED integrada no interior do portão traseiro e uma lanterna LED à prova de água e de impactos. Ou seja, pode atirá-la para o chão com toda a força que não parte… Convenientemente fixada na zona lateral do compartimento de carga, a lanterna é fabricada em alumínio aeroespacial.

Bagageira com inspiração náutica

Inspirada no soalho dos iates de luxo, a plataforma do compartimento de carga é fabricada num material duradouro, simultaneamente resistente à água e de fácil limpeza. Um tapete que cobre o para-choques traseiro quando o portão traseiro está aberto faz também parte do equipamento de série. É fixado com recurso a ímanes que aderem às faixas metálicas da plataforma.

Para espaço de arrumação extra, podem ser instalados suportes de rede de ambos os lados do compartimento de carga. Pode ainda ser aplicada uma rede na plataforma para fixar equipamento, impedindo-o de deslizar livremente.

Este modelo chegará a Portugal em janeiro de 2018 e tem disponíveis duas motorizações Diesel (D4 e D5) e duas a gasolina (T5 e T6). Os preços iniciam-se nos 71.500€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.