Site icon Motor 24

Yamaha revela motor V8 a hidrogénio inovador para salvar combustão interna

A Yamaha desenvolveu um motor V8 alimentado a hidrogénio que demonstra o potencial daquele combustível para manter vivos os motores de combustão interna. Esta motorização de 5.0 litros foi desenvolvida por comissão da Toyota Motor Corporation, com a qual tem em vigor uma parceria de longa data.

A Yamaha Motor assume que o motor de combustão tem um lugar especial no seu âmago, tendo sido ‘convidada’ pela Toyota Motor Corporation para desenvolver um novo motor V8 de 5.0 litros para aplicação em automóveis com alimentação exclusiva a hidrogénio. No Japão, a Toyota e outras marcas automóveis estão a envidar esforços para alargar o leque de opções de combustível para os motores de combustão interna. Esse parece ser um outro caminho para a neutralidade carbónica.

“Estamos a trabalhar rumo à neutralidade carbónica em 2050. Ao mesmo tempo, ‘Motor’ faz parte do nome da nossa companhia e, de forma concordante, temos uma grande paixão e um elevado nível de compromisso para com o motor de combustão interna”, afirmou o Presidente da marca japonesa, Yoshihiro Hidaka.

Recorde-se que a Yamaha foi uma das cinco companhias japonesas que no passado mês de novembro firmaram um acordo para o desenvolvimento de novas soluções de alimentação para os motores de combustão interna, fomentando a neutralidade carbónica, sendo as outras marcas a Kawasaki Heavy Industries, a Subaru Corporation, a Toyota Motor Corporation e a Mazda Motor Corporation.

O motor V8 a hidrogénio foi logo apresentado na ocasião, tendo por base o motor V8 de 5.0 litros utilizado no Lexus RC F, mas com modificações profundas ao nível dos injetores, cabeças dos cilindros, admissão e outros componentes, debitando uma potência total de 450 CV às 6800 rpm e um binário máximo de 540 Nm às 3600 rpm.

“O hidrogénio encerra o potencial para ser neutro em carbono, mantendo a nossa paixão pelo motor de combustão interna viva ao mesmo tempo”, acrescentou Hidaka.

Mais do que um mero substituto da gasolina

A Yamaha adianta que deu início ao desenvolvimento deste motor a hidrtogénio há cerca de cinco anos, como explica Takeshi Yamada, Diretor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento do departamento automóvel da Yamaha.

“Comecei a ver que os motores que utilizam apenas hidrogénio são, na verdade, bastante divertidos, com características de performance fáceis de usar”, explica Yamada. “Os motores a hidrogénio têm uma sensação inata de facilidade que os tornam fáceis de usar mesmo sem recorrer a ajudas eletrónicas. Toda a gente que conduziu o protótipo começou ligeiramente cética, mas saiu do carro com um grande sorriso na cara no final. À medida que vi isto, comecei a acreditar que existe realmente um enorme potencial nas características únicas dos motores a hidrogénio em vez de simplesmente tratá-los como um substituto para a gasolina”, complementa.

Característico deste motor é o seu som, graças ao coletor de admissão de escape bastante especial com configuração ‘oito para um’, situado na parte superior do próprio bloco, como se de um ‘bouquet’ de flores se tratasse.

“Este é um desafio no qual queremos aplicar-nos a fundo enquanto engenheiros, já que eu pessoalmente quero perseguir não só performance, mas também uma nova aura para o motor de combustão interna que o mundo ainda está para descobrir”, confessa Yamada.

Exit mobile version