A histórica marca AC Cars, mais conhecida por produzir os AC Cobra, prepara-se para regressar ao ativo num novo capítulo, agora impulsionada pela energia elétrica.

A AC Cars anunciou a produção de uma série limitada de apenas 12 automóveis especiais criados a partir do carro que competiu em 1963. Vão ser denominados AC Cobra Le Mans electric, com um motor de 460 kW de potência (620 CV) e 1000 Nm de binário máximo. A vertente elétrica será fornecida pela Falcon Electric, sedeada também no Reino Unido (em Derby).

Apesar disso, os 12 exemplares a serem produzidos terão as mesmas especificações estéticas que os modelos que em 1963 foram figuras importantes em Le Mans, com as carroçarias produzidas pela AC Heritage, recorrendo à tecnologia original, ou seja, recurso à fabricação artesanal, alumínio de alta qualidade e cuidadoso acabamento das superfícies.

As decorações dos 12 carros irão replicar aquelas dos dois modelos que a AC produziu para as 24 Horas de Le Mans de 1963, um com o número de registo ’39 PH’ e outro com o registo ‘645 CGT’, pelo que seis dos carros terão a decoração de um e seis do outro.

Não faltará também um número de série em linha com o dos originais, de forma a manter o seu estatuto histórico e valor futuro.

A marca é atualmente detida pelo entusiasta Alan Lubinsky (desde 1996), que se mostrou bastante satisfeito por este novo capítulo na história da AC Cars: “Estamos determinados em fazer um grande sucesso com estas recriações da AC Cobra Le Mans electric quando forem lançados em primeiro no Reino Unido e depois noutros mercados”.

“Sabemos que a aparência externa vai receber a aprovação de muitos adeptos ‘tradicionais’ da AC. A inclusão de uma motorização sem emissões e atual dos nossos amigos, os peritos elétricos da Falcon, vai adaptar-se bem com a excelência da carroçaria produzida à mão no histórico e importante local de Brooklands”, complementou.

Cada um dos 12 modelos terá um custo local de 600 mil libras (sem impostos).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.