O Volkswagen ID.3 tornou-se no modelo elétrico mais vendido na Europa no mês de outubro, superando alguns dos anteriores ‘best-sellers’, nomeadamente o Renault ZOE, Nissan Leaf ou o Tesla Model 3.

Com o segmento dos veículos eletrificados a prosperar na Europa, o crescimento dos automóveis puramente elétricos (BEV) foi acentuado em comparação com o mês de outubro de 2019. De acordo com a Jato Dynamics, face a igual período do ano passado, o crescimento foi de 197%, traduzido num total de 71,800 unidades vendidas neste mês.

Esse mesmo crescimento deveu-se a novos lançamentos, como foi o caso do ID.3, que saltou diretamente para a liderança das vendas de elétricos no Velho Continente, com 10.590 unidades na União Europeia, à frente das 9778 unidades do Renault ZOE e das 5261 unidades do Hyundai Kona/Kauai.

Conjugando todo o setor dos automóveis eletrificados, o aumento face a outubro de 2019 foi de 153%, graças ao sucesso dos carros com tecnologia mild hybrid (que representou um total de 32%), como os Fiat 500 e Panda e o Ford Puma. Foi essa prestação combinada com a dos plug-in híbridos, híbridos e elétricos que proporcionou a ultrapassagem das energias alternativas (26,8%) ao setor dos Diesel (26,3%) pelo segundo mês consecutivo.

Porém, no saldo global das vendas homólogas de janeiro a outubro, a pandemia continua a causar um forte impacto, com uma queda de 27% para 9.7 milhões de unidades no total, agravadas pela queda de 7,0% em outubro de 2020 (venderam-se 1.127.624 unidades), baixando para o nível de outubro de 2018.

O modelo mais vendido na Europa em outubro de 2020 foi um velho conhecido, neste caso o Volkswagen Golf, com 27.530 unidades, superando por larga margem o Renault Clio, com 22.588 unidades. O Opel/Vauxhall Corsa ficou com o terceiro lugar, com 21.220 unidades matriculadas em outubro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.