Elemento icónico do panorama de Lisboa da atualidade, a Ponte 25 de Abril comemora a 6 de agosto os seus 53 anos, estando todo este tempo ao serviço de milhões de automobilistas que a atravessam para cumprir o seu quotidiano.

A inauguração foi a 6 de agosto de 1966, mas a sua ideia nasceu muitos anos antes, quase um século, quando os primeiros esboços de ligação entre as duas margens começaram a ser feitos. A primeira noção registada para a construção de uma ligação entre Lisboa e a margem Sul data de 1876, havendo até, anos mais tarde, quem propusesse uma ligação entre o Chiado e Almada.

A construção teve uma duração impressionante de 45 meses, começando as obras a 5 de novembro de 1962 e terminando a 6 de agosto de 1966, rezando as crónicas que tal foi conseguido seis meses antes do prazo previsto.

Recorrendo ao rico arquivo histórico do Diário de Notícias, recordamos o processo de construção daquele que é um dos símbolos de Portugal e também da própria revolução do 25 de Abril que colocou um ponto final no período ditatorial, quando a travessia sobre o Tejo mudou de nome, uma vez que o seu nome inaugural havia sido Ponte Salazar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.