Para muitos adeptos dos automóveis, o colecionismo é uma das formas de demonstrar apreço pela categoria ou por uma determinada marca. Assim, há quem também goste de ter objetos decorativos diretamente inspirados pelos veículos, algo que a CUPRA aproveitou para dar origem a uma lâmpada portátil, denominada Chispa, criada em parceria com a Marset, para poder levar para todo o lado. Ou ter na sala de estar.

À primeira vista, a criação de uma lâmpada de 15 peças e de um carro com mais de 5000 componentes pode ter pouco a ver. Mas o projeto conjunto entre a CUPRA e a Marset mostra que a paixão pela criação de objetos únicos e que geram emoções, está acima de tudo. O primeiro passo criativo passou pela identificação de pontos de união entre ambos os universos. As ideias foram baseadas na forma como cada uma delas interpreta a luz.

“Ambos partilhamos a importância da iluminação, porque na indústria automóvel a luz também é vital. A luz num veículo é a assinatura da marca e está muito ligada à sua relação com o exterior”, diz Francesca Sangalli, responsável da área de Cores, Equipamentos, Conceito e Estratégia da CUPRA. Para Joan Gaspar, designer na Marset, o desafio era, portanto, transferir essa ligação entre os dois mundos para um método mais palpável e acessível. “Estávamos interessados em conceber um produto que criasse uma conexão direta entre os dois mundos, o do design automóvel e o da iluminação”.

A ligação veio rapidamente, com Sangalli a referir que a inspiração veio dos antigos candeeiros de oficina. “Queríamos identificar algo em comum entre as duas marcas para definir o novo produto e o conceito ‘Back to the Garage’ começou a tomar forma”, explica. A partir deste conceito, começaram a introduzir novos elementos para reforçar esta ligação. “Acrescentámos um gancho para que pudesse ser pendurado e ser portátil de modo a que pudesse ser utilizado fora e dentro do automóvel, mas tivemos de procurar mais recursos. Introduzimos uma grelha que, além de proteger a lâmpada, atua também como refletor que se liga às luzes traseiras dos veículos quando estes travam”, acrescenta Joan Gaspar.

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Com uma ideia clara, outro ponto fundamental foi dotá-la do ADN da CUPRA, marca de desportivos que procura trilhar o seu caminho pela irreverência. “A CUPRA define-se muito bem pela sua paleta cromática, baseada nas texturas e nos acabamentos que dão às suas cores um caráter vivo que varia consoante a forma como a luz incide nelas”, indica Francesca Sangalli. Para conseguir este efeito também na lâmpada, a magia foi feita com a utilização de um abajur semitransparente que, quando a lâmpada é ligada, transforma a sua cor preta em cobre. O material mais icónico da CUPRA é o Copper (cobre, em português), que aparece em todos os seus modelos, tanto no exterior como no interior.

As equipas de design escolheram para este projeto o nome Chispa, que pretende fazer “a ligação entre a faísca da vela de ignição que dá vida ao motor, mas também a faísca da eletricidade que acende uma lâmpada”, comenta o designer da Marset.

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