A Seat dá dicas para utilizar um carro hibrido plug-in no inverno

22/01/2021

No pico do inverno é normal em muitas localidades a temperatura no exterior atingir valores negativos durante a madrugada, prolongando-se até de manhã. Já sabemos o efeito que o frio tem nos veículos que ficam no exterior. Mas qual é o seu efeito nos automóveis híbridos plug-in? A Seat dá quatro conselhos para tirar o melhor partido do seu carro durante o inverno.

1 Carregue a bateria enquanto o automóvel ainda está morno. A autonomia de um hibrido plug-in em modo elétrico pode ser afetado por temperaturas baixas, embora as baterias tenham diferentes funções, e sistemas de gestão que ajudam a mitigar o máximo possível esse efeito. “O frio afeta a performance das baterias por causa do processo eletroquímico que acontece dentro das células de iões de lítio”, aponta Francesc Sabaté, responsável pelo desenvolvimento de sistemas de energia na Seat. “O ideal é fazer o carregamento num local fechado ou abrigado do frio, no final de uma viagem para manter a temperatura da bateria, que consequentemente melhora a eficiência do processo do carregamento” explica Francesc.

2 Aqueça previamente o interior do automóvel. Não há uma temperatura perfeita para viajar de carro, uma vez que as condições do exterior afetam o interior. No entanto, os componentes elétricos têm um funcionamento mais eficiente entre os 21.5º-22ºC, considerada uma temperatura adequada também para os humanos. Para atingir esta temperatura confortável sem comprometer a autonomia da bateria “a melhor solução é ligar o aquecimento do carro antecipadamente, a maioria já o permite fazer remotamente, uns minutos antes de entrar, e ainda com ele ligado ao carregador” recomenda Francesc. “Dessa forma o veiculo já estará quente quando entrar, sem ser preciso usar energia da bateria para o fazer quando começar a viagem” acrescenta.

3 Lique a ingnição em modo de combustão. Em situações de muito frio o automóvel deverá ficar ligado ao carregador enquanto está estacionado, para que possa ativar a função de pré-aquecimento e a bateria esteja na temperatura ideal antes de iniciar a viagem. Só desta forma, avisa o engenheiro, “o veículo arrancará em modo de combustão, que aumentará a temperatura em pouco tempo para um correto uso da bateria” Os testes em temperaturas adversas em que os veículos elétricos são testados, asseguram que o seu funcionamento está otimizado para estas condições.

4 Conduza com suavidade. Uma condução suave é sempre a chave para reduzir consumos. É um comportamento ainda mais importante num automóvel hibrido plug-in no pico do inverno, pois o motor elétrico disponibiliza toda a sua força logo desde o inicio. Para além de que numa condução suave ajuda o carro a recuperar energia através da travagem regenerativa. “quando tiramos o pé do pedal do travão, sem a ação dos travões mecânicos, a energia cinética da travagem é convertida em energia elétrica e guardada para utilização posterior” conclui Francesc.