A história dos ‘muscle cars’ americanos, com motores de grande cubicagem, vai ficar marcada, dentro em breve, pelo final das versões com motor de combustão de dois modelos icónicos, os Dodge Challenger e Charger.

A tendência de eletrificação continua a estender-se a mais marcas e modelos e mesmo os grandes ícones do passado nos Estados Unidos da América (EUA) terão de se submeter à atualização técnica por que passa a indústria automóvel. Se a Ford já tinha ensaiado uma primeira abordagem com o Mustang Mach-e, criando uma nova porta dentro da gama daquele também emblemático modelo, a Dodge vai passar diretamente para a eletrificação plena dos Challenger e Charger.

Inicialmente, a revista MotorTrend havia adiantado que os dois modelos iriam continuar a ter versões com motor de combustão em paralelo com os elétricos, citando fontes anónimas da marca, atualmente pertença do grupo Stellantis. Porém, um porta-voz da Dodge clarificou a informação posteriormente para não só negar aquela possibilidade, como afirmar categoricamente que os Challenger e Charger de combustão não irão ter sucessor.

Em declarações proferidas ao site CarBuzz, esse responsável da marca explicou que “a plataforma dos Charger/Challenger e o motor HEMI vão desaparecer depois de 2023. O substituto ainda sem nome será um elétrico”.

Ou seja, os modelos com motor V8 irão sair de linha e deixar de constar da gama da Dodge nos próximos dois anos, com a marca a olhar para a eletrificação como o próximo grande passo em termos de performance e de dinamismo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.