Um dos eventos mais especiais para os entusiastas automóveis chegou ao fim. O GTI Wörthersee Treffen, evento dedicado aos automóveis desportivos da Volkswagen, terá sido cancelado pela localidade austríaca de Maria Wörth devido à incompatibilidade com a imagem mais sustentável que pretende transmitir a partir de agora.

A pacata localidade de Wörthersee, na Áustria, podia ser apenas mais uma entre as milhares daquele país, mas para os entusiastas dos automóveis era também um local de ‘peregrinação’. Inicialmente, foram pouco mais de uma centena os adeptos do Volkswagen Golf GTI que se juntaram em Wörthersee para celebrarem os seus gostos de quatro rodas, mas na atualidade o número anual de visitantes rondava já os 100 mil.

O encontro Wörthersee GTI chegou a ser chamado pela própria Volkswagen como ‘a loucura no lago’, referindo-se ao lago adjacente àquela localidade, mas também por isso a edição de 2023 já não irá ser realizada ali, com Wörthersee a cancelar o evento, citando razões ambientais e de sustentabilidade para a própria comunidade.

“O município de Maria Wörth foi o local do Encontro GTI durante muitos anos. A história deste grande evento está intrinsecamente ligada ao distrito de Reifnitz e trouxe ao nosso município muitos encontros, grande notoriedade e, por último mas não menos importante, impulsos económicos. Ao mesmo tempo, o enorme aumento de participantes ao longo dos anos também tem mostrado cada vez mais claramente os limites do possível crescimento e a resiliência da nossa comunidade e de toda a região de Wörthersee”, refere aquela localidade em comunicado, aludindo, muito provavelmente, a comportamentos menos aceitáveis dos participantes que acabaram por motivar esta decisão.

“Numerosos efeitos secundários do evento automóvel levaram a críticas crescentes e a uma menor aceitação do encontro anual. As restrições nos anos pandémicos fizeram com que a reunião da GTI fosse cancelada três vezes. Os efeitos das alterações climáticas, a responsabilidade dos decisores políticos pela preservação dos ecossistemas e a necessidade de orientar as acções a todos os níveis de acordo com os princípios da sustentabilidade, tornam necessário colocar a formação do futuro sob novas premissas. Com base nestas considerações, sustentamos que o município de Maria Wörth deixará de acolher grandes eventos automóveis convencionais nos próximos anos”, complementa.

Além de ser um palco de celebração da cultura automóvel com motores térmicos, o Wörthersee GTI Treffen (nome original, em alemão) era também utilizado pelo próprio Grupo Volkswagen para a apresentação de unidades especiais ou projetos criados pelos estudantes da academia da Skoda.

A ideia do fundador

A ideia do encontro GTI tem na sua origem Erwin Neuwirth, que pretendia demonstrar a paixão dos jovens pelos seus automóveis, mais concretamente pelo Golf GTI. “A paixão por este novo carro era decisiva. Não havia nada como ele antes e o Golf GTI brilhava. Naquela época, tinha um restaurante em Reifnitz e, nos meus passeios pela costa, encontrei o contraste entre a calma do lago e o poder de um carro tão apelativo. A ideia surgiu dessa centelha”, explica Neuwirth.

Com o crescimento de adeptos, o evento foi ganhando popularidade e foram memoráveis ações como o GTI voador, o GTI a fazer surf no lago ou um Golf GTI de granito puxado por dezenas de pessoas. Mas o espírito de diversão também terá sido um dos motivos para o cancelamento do encontro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.