De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em agosto de 2021 foram matriculados 10.003 veículos automóveis, ou seja, menos 37,6% do que no mesmo mês de 2019 e menos 31,8%, mesmo quando comparado com agosto de 2020. A ACAP tem vindo a colocar também o ano de 2019 nas suas tabelas para servir de termo de comparação com a fase pré-Covid, destacando-se uma vez mais a quebra em relação aos dois últimos anos.
A incerteza face à situação económica parece ser a maior causa para se assistir a esta estagnação num mercado que é dominado pelos automóveis já com mais de dez anos de idade.
Ainda de acordo com os dados da ACAP, de janeiro a agosto de 2021 foram colocados em circulação 123.544 novos veículos, o que representou uma diminuição de 34,5% relativamente a 2019, embora a comparação com o ano passado demonstre já um aumento nas vendas em 2021, sendo na ordem dos 11,5%.
Na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados em agosto 7971 veículos, menos 35,8% do que no mês homólogo de 2020. Em termos acumulados, de janeiro a agosto, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 101.739 unidades, mais 10,0% do que no mesmo período de 2020.
Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, o oitavo mês de 2021 trouxe uma evolução negativa de 7,3% face a agosto de 2020, com um total de 1817 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 18.748 unidades, o que representa um aumento de 16,4% em comparação com o período homólogo de 2020.Por fim, o mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, registou em agosto de 2021 uma queda de 24,6% em relação ao mês homólogo de 2020, com 215 matrículas. Nos oito meses de 2021 as matrículas desta categoria totalizaram 3057 unidades, o que representa um aumento de 40,3% quando comparado com o mesmo período de 2020.
BMW e Mercedes-Benz no topo das vendas
De forma atípica, foram as duas marcas alemãs premium BMW e Mercedes-Benz que ficaram com as duas primeiras posições nas matrículas de agosto no mercado de automóveis ligeiros de passageiros.
Neste duelo muito particular, a marca da ‘hélice’ matriculou 822 unidades em agosto, contra as 658 da rival da ‘estrela’, embora ambas tenham apresentado valores inferiores aos do mesmo mês de 2020 – a BMW com menos 2,4% e a Mercedes-Benz com menos 53,7%. Na terceira posição aparece a Renault, com 585 unidades matriculadas, seguida pela Volkswagen (583) e pela Peugeot (541).
De forma geral, a tendência do mês de agosto foi de quebra para as marcas, com algumas exceções, como a da Dacia, que teve um mês positivo, matriculando mais 22,7% (427 contra 348) em agosto de 2021, ou a da MINI, que teve uma variação homóloga positiva de 10,2% (140 contra 127) no oitavo mês deste ano.
No cômputo de janeiro a agosto de 2021, mantém-se a Peugeot em primeiro, com 11.174 unidades matriculadas, mais 10,0% do que em igual período de 2020, para uma quota de mercado de 10,98%. Segue-a de perto a sua conterrânea Renault, com um total de 10.789 unidades em 2021, num decréscimo de 5,7% face ao período homólogo de 2020. A quota de mercado é agora de 10,60%, baixando dos 12,37% que detinha por esta mesma altura no ano passado. Bem próximas estão também a Mercedes-Benz e a BMW, que disputam a última posição do pódio, por enquanto na posse da marca de Estugarda.
A Mercedes-Benz tem um total de 8231 unidades matriculadas, caindo 9,2% comparativamente ao ano passado, com uma quota de mercado de 8,09% (9,80% em 2020), ao passo que a BMW conta com 8164 unidades matriculadas em 2021, num aumento de 28,7%, repercutindo-se no crescimento em quota de mercado para 8,02% (6,86% em 2020).
Agosto | Janeiro – Agosto | ||||||
Unidades | % | Unidades | % | Quota | |||
2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2020 | Var. | 2021 | |
Peugeot | 541 | 1 452 | -62,7 | 11 174 | 10 162 | 10,0 | 10,98 |
Renault | 585 | 1 659 | -64,7 | 10 789 | 11 437 | -5,7 | 10,60 |
Mercedes-Benz | 658 | 1 422 | -53,7 | 8 231 | 9 066 | -9,2 | 8,09 |
BMW | 822 | 842 | -2,4 | 8 164 | 6 344 | 28,7 | 8,02 |
Citroën | 294 | 636 | -53,8 | 6 385 | 5 387 | 18,5 | 6,28 |
Volkswagen | 583 | 625 | -6,7 | 5 706 | 4 263 | 33,8 | 5,61 |
Toyota | 496 | 523 | -5,2 | 5 680 | 4 232 | 34,2 | 5,58 |
Seat | 400 | 482 | -17,0 | 5 228 | 4 491 | 16,4 | 5,14 |
Hyundai | 531 | 561 | -5,3 | 4 944 | 3 468 | 42,6 | 4,86 |
Nissan | 333 | 562 | -40,7 | 4 208 | 4 990 | -15,7 | 4,14 |
Fiat | 237 | 557 | -57,5 | 3 846 | 3 952 | -2,7 | 3,78 |
Opel | 152 | 279 | -45,5 | 3 764 | 3 200 | 17,6 | 3,70 |
Ford | 297 | 544 | -45,4 | 3 321 | 4 106 | -19,1 | 3,26 |
Kia | 355 | 295 | 20,3 | 3 285 | 2 175 | 51,0 | 3,23 |
Dacia | 427 | 348 | 22,7 | 3 060 | 3 045 | 0,5 | 3,01 |
Volvo | 221 | 364 | -39,3 | 2 790 | 2 482 | 12,4 | 2,74 |
Audi | 244 | 202 | 20,8 | 2 532 | 1 722 | 47,0 | 2,49 |
MINI | 140 | 127 | 10,2 | 1 372 | 1 143 | 20,0 | 1,35 |
Skoda | 108 | 148 | -27,0 | 1 336 | 802 | 66,6 | 1,31 |
Mitsubishi | 85 | 87 | -2,3 | 1 095 | 1 129 | -3,0 | 1,08 |
Tesla | 81 | 133 | -39,1 | 710 | 857 | -17,2 | 0,70 |
Jeep | 41 | 98 | -58,2 | 586 | 450 | 30,2 | 0,58 |
Mazda | 82 | 100 | -18,0 | 529 | 644 | -17,9 | 0,52 |
Porsche | 31 | 86 | -64,0 | 474 | 560 | -15,4 | 0,47 |
Honda | 25 | 100 | -75,0 | 436 | 647 | -32,6 | 0,43 |
DS | 62 | 43 | 44,2 | 419 | 326 | 28,5 | 0,41 |
Land Rover | 22 | 36 | -38,9 | 356 | 335 | 6,3 | 0,35 |
Jaguar | 26 | 26 | 0,0 | 283 | 268 | 5,6 | 0,28 |
Lexus | 23 | 19 | 21,1 | 280 | 196 | 42,9 | 0,28 |
Cupra | 27 | 0 | — | 280 | 0 | — | 0,28 |
Smart | 17 | 18 | -5,6 | 237 | 306 | -22,5 | 0,23 |
Suzuki | 10 | 20 | -50,0 | 79 | 116 | -31,9 | 0,08 |
Alfa Romeo | 6 | 15 | -60,0 | 66 | 89 | -25,8 | 0,06 |
Aston Martin | 3 | 2 | 50,0 | 21 | 2 | 950,0 | 0,02 |
Bentley | 1 | 0 | — | 17 | 17 | 0,0 | 0,02 |
Ferrari | 1 | 2 | -50,0 | 17 | 16 | 6,3 | 0,02 |
Maserati | 2 | 2 | 0,0 | 17 | 2 | 750,0 | 0,02 |
Lamborghini | 2 | 1 | 100,0 | 12 | 13 | -7,7 | 0,01 |
Man | 0 | 1 | -100,0 | 7 | 8 | -12,5 | 0,01 |
Alpine | 0 | 0 | — | 3 | 4 | -25,0 | 0,00 |
Iveco | 0 | 0 | — | 0 | 22 | -100,0 | 0,00 |
Total | 7 971 | 12 417 | -35,8 | 101 739 | 92 474 | 10,0 | 100,00 |
Origem: AT | |||||||
Fonte: ACAP |