Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota, foi distinguido com o troféu de ‘Personalidade do Ano na Indústria Automóvel’ de 2021 pelos jurados do Carro do Ano Mundial, sendo-lhe reconhecido um papel determinante para manter a marca nipónica rentável em ano de pandemia de Covid-19 e estável na perseguição de critérios de sustentabilidade, conectividade e segurança.

De acordo com a apreciação dos jurados do Carro do Ano Mundial, Akio Toyoda conseguiu manter a marca numa rota de sucesso apesar das circunstâncias bastante complicadas em que o mundo mergulhou devido à Covid-19, que teve efeitos globais, sem prejudicar o nível de emprego do grupo Toyota.

Além disso, o japonês, também ele um entusiasta dos automóveis, tem mantido o ritmo da Toyota no esforço de desenvolvimento de uma era Conectada, Autónoma, Partilhada e Elétrica, dando também início à Woven City, uma cidade protótipo à escala real daquilo que poderá ser uma urbe do futuro.

“Em nome de todos os 360.000 membros da equipa Toyota em todo o mundo, quero agradecer-vos por esta tremenda honra! No entanto, se não se importarem, eu gostaria de mudar este prémio de ‘personalidade’ automóvel do ano para as ‘pessoas’ automóveis do ano… porque é o esforço coletivo de todos os nossos empregados a nível global, retalhistas e fornecedores que fez da Toyota aquilo que é hoje!”, afirmou Toyoda, confessando-se “grato” por esta distinção.

O CEO da marca não esqueceu o impacto da Covid-19 na indústria automóvel e reconhece as dificuldades.

“Na Toyota, somos bastante sortudos por termos conseguido proteger o emprego dos nossos e membros da equipa durante a Covid e para continuar o nosso trabalho para enfrentar os futuros desafios da nossa indústria. Enquanto companhia, estamos dedicados a fornecer mobilidade para todos… de forma igualmente comprometida na criação de novas formas de apoio para o bem-estar do nosso plantea e de todas as pessoas”, acrescentou, terminando a sua nota de agradecimento com uma mensagem para os seus “amigos amantes dos automóveis, vemo-nos na pista!”.

Toyoda bateu os outros quatro finalistas para o prémio em 2021, nos quais se encontravam Pratap Bose, Vice-Presidente de Design Global da Tata Motors, Euisun Chung, CEO do Hyundai Motor Group, Luc Donckerwolke, diretor criativo do Hyundai Motor Group e Tomiko Takeuchi, diretor de programa do Mazda MX-30. Sucede a Carlos Tavares, CEO da Stellantis (então ainda apenas do Grupo PSA), como vencedor deste galardão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.