É um símbolo intimamente associado ao lado mais desportivo da Alfa Romeo. O famoso trevo verde de quatro folhas, o ‘Quadrifoglio’, comemora 100 anos em 2023, recebendo assim um logótipo remodelado para celebrar o momento. Em 2023, a marca italiana celebra também o 60º aniversário da Autodelta, mítico departamento de competição de Settimo Milanese e a equipa de Carlo Chiti, que foi criado em 1963.

Para celebrar estes dois marcos, o Centro Stile Alfa Romeo criou dois logótipos evocativos da efemérides, reinterpretando de forma mais moderna os conceitos originais. Os novos logótipos irão apoiar as atividades de comunicação da marca e duas importantes novidades ao longo de 2023.

O logótipo dedicado ao centenário do Quadrifoglio mantém a elegância do logótipo histórico, evoluindo apenas o seu ponto de cor, o que permite assim recordar o passado glorioso dos lendários automóveis modelos da marca. Do mesmo modo, o redesenhado logótipo Autodelta apresenta poucas alterações, tornando-se mais contemporâneo e alinhado com os atuais meios de comunicação da Alfa Romeo. Isto é evidente na nova fonte Sequel, a mesma fonte utilizada pela Alfa Romeo, na sempre presente tricolor, como expressão orgulhosa das suas origens e ainda na adição da data de aniversário que realça a longevidade da marca Autodelta.

Para o 60º aniversário da Autodelta, a Alfa Romeo está também a organizar uma conferência no Museu em Arese no dia 5 de março, dia em que foi fundado o departamento de competição. Entretanto, a 25 de junho, como parte das celebrações do aniversário da marca, terá lugar o Quadrifoglio Day, seguido da conferência “Backstage” que contará com um desfile e flashmob que será aberto a todos os clubes Alfa Romeo.

Quadrifoglio: um símbolo ‘Made in Italy’ desde 1923

A herança desportiva na Alfa Romeo é bastante grande, com o símbolo do ‘Quadrifoglio’ a ser uma clara alusão ao mundo das pistas, sendo aplicado nas criações Alfa Romeo de maior performance, não só as utilizadas nas pistas de todo o mundo, mas também em alguns modelos especiais de produção, desde 15 de abril de 1923.

O primeiro automóvel Alfa Romeo adornado com o Quadrifoglio foi o RL “Corsa” do piloto Ugo Sivocci, vencedor da 14ª edição da Targa Florio em 1923, ganhando assim o primeiro dos dez galardões da marca nesta prestigiada competição. E o mesmo símbolo de boa sorte foi destacado no “P2” de Brilli Peri quando ganhou o primeiro “World Car Racing Championship” em Monza, em 1925, o primeiro dos cinco títulos mundiais conquistados pela Alfa Romeo.

Depois, no final da década de 1920, surge a ligação a outro emblema que se tornaria histórico: o ‘cavallino’ da Scuderia Ferrari. Rejeitado pela Fiat, Enzo Ferrari encontrou na Alfa Romeo o parceiro ideal para dar início à sua equipa, tendo sido este a gerir as operações desportivas da marca de Arese até ao arranque da Primeira Guerra Mundial. Depois, consumado o divórcio, as duas marcas seguiram caminhos diferentes, mas encontrar-se-iam por diversas vezes nas pistas.

Em 1950 e 1951, Giuseppe “Nino” Farina e Juan Manuel Fangio conduziram os Alfa Romeo 158 e 159, o icónico “Alfetta”, à vitória nos dois primeiros Campeonatos do Mundo de Fórmula 1.

Depois, nos anos 1960, o Quadrifoglio distingue a versão “ready-to-race” do Giulia, o TI Super, juntando-se, depois, ao logótipo do triângulo azul da Autodelta durante várias décadas: desde o GTA ao 33, até aos dois Campeonatos do Mundo do 33 TT 12 (1975) e do 33 SC 12 (1977).

A atividade da Alfa Romeo no mundo das corridas continuou nos anos 80 quando, após o seu regresso à F1 em 1980, voltou a triunfar nas corridas de automóveis de turismo (com o GTV 6 2.5), seguido do triunfo no campeonato DTM com o 155 V6 Ti em 1993 e da muito longa série de vitórias do 156 Superturismo (1998-2004).

Os automóveis de produção da Alfa Romeo também apresentavam o Quadrifoglio, em particular os modelos de elevada performance fabricados entre os anos 60 e 80. Alguns exibiam o símbolo na carroçaria, sem qualquer menção no nome oficial – como o Giulia Sprint GT Veloce ou o 1750 GT Veloce – enquanto outros, a partir dos anos 80, tinham o Quadrifoglio no seu nome oficial, como as várias versões do 33 Quadrifoglio Verde ou o 164 Quadrifoglio Verde. Vale também a pena mencionar que, entre os anos 70 e 80, o Quadrifoglio também evoluiu e esteve disponível em duas versões: “Verde” para veículos mais desportivos e “Oro” para configurações mais refinadas e luxuosas.

Com o passar do tempo, o próprio “Q” inicial tornou-se parte do vocabulário da Alfa Romeo, identificando eventualmente as soluções técnicas mais avançadas: a mais famosa de todas é a tração integral Q4, mas havia também o diferencial autoblocante Q2, as transmissões automáticas Q-System e Q-Tronic, só para mencionar alguns.

O símbolo do Quadrifoglio regressou tanto no MiTo (2008), como no Giulietta (2010) e ainda quando a nova geração Alfa Romeo nasceu em 2015, com o lançamento do Giulia na sua versão Quadrifoglio, alimentado pelo novo motor a gasolina 2.9 Biturbo com 510 CV. O Stelvio, o primeiro SUV produzido pela Alfa Romeo, está também disponível na sua versão topo da gama Quadrifoglio.

Autodelta: O lendário departamento de competição da Alfa Romeo

A 5 de março de 1963, Carlo Chiti e os irmãos Chizzola fundaram uma pequena empresa com sede em Feletto Umberto, perto de Udine, com o objetivo de colaborar com a Alfa Romeo na construção do Giulia TZ, um gran turismo compacto concebido pela Zagato que utilizava o motor e restante mecânica do Giulia, equipado com um chassis tubular exclusivo, justificando a sigla para Tubolare Zagato.

Isto marcou o início de um dos mais belos capítulos do desporto automóvel internacional, tanto que a empresa rapidamente se tornou o departamento de competição da Alfa Romeo. De facto, em 1965, foi comprada pela marca do Biscione com o objetivo de assumir o regresso oficial às competições, após a sua retirada do Campeonato Mundial de F1 em 1951, quando conquistou o seu segundo título com o “Alfetta”.

 

Por esta razão, a empresa fabricante de automóveis decidiu criar uma organização de corridas ad hoc, fisicamente separada das instalações de produção e com suficiente discrição e rapidez na tomada de decisões técnicas e desportivas. O General Manager desta nova realidade industrial e desportiva foi o carismático engenheiro Carlo Chiti, que relocalizou a Autodelta em alguns armazéns anónimos em Settimo Milanese, não muito longe de Arese.

Aqui viriam a nascer alguns dos mais famosos automóveis de corrida da Alfa Romeo, incluindo o lendário Giulia Sprint GTA de 1965, que venceu três “Challenge Europeo Marche” consecutivos, dezenas de campeonatos nacionais e centenas de corridas individuais em todo o mundo. Facto curioso: o Giulia Sprint GTA foi o primeiro automóvel de turismo a completar o traçado de Nordschleife do circuito de Nürburgring em menos de dez minutos.

Em 1967, a Alfa Romeo decidiu dar o grande passo para a categoria de protótipos, o grande palco internacional do automobilismo da época, com o modelo 33/2-liter a ganhar o seu primeiro troféu logo na sua estreia em Fléron, Bélgica. No ano seguinte, os protótipos da Autodelta conquistaram a vitória na sua categoria nas 24 horas de Daytona, nos 1000 km de Nürburgring, nos 500 km de Imola e nas 24 horas de Le Mans. O 33 TT 12 de 1975 (provavelmente o ano mais bem-sucedido para a Autodelta) foi também notável. O modelo levou a Autodelta a vencer o “World Championship of Marche”, repetindo a vitória dois anos mais tarde com o 33 SC 12.

Depois disso, a Autodelta assumiu a gestão de todos os programas desportivos da Alfa Romeo, desde o troféu Alfasud até à Fórmula 1. Em 1984, Carlo Chiti deixou a empresa e no ano seguinte a Autodelta foi extinta. Para concluir, deve recordar-se que a Autodelta foi também um formidável centro de formação para muitos pilotos italianos, incluindo Andrea De Adamich, Arturo Merzario, Andrea De Cesaris, Bruno Giacomelli, Giorgio Francia, apenas para citar alguns, e igual número de campeões estrangeiros: de Jochen Rindt a Jacky Ickx, de Jean Pierre Jarier a Mario Andretti.

 

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