Publicidade Continue a leitura a seguir

Alma de artista: Cizeta-Moroder único no mundo vai a leilão em conjunto com NFT

Foto: Patrick Ernzen/RM Sotheby's

Publicidade Continue a leitura a seguir

Giorgio Moroder é um dos grandes nomes da história da música eletrónica, tendo marcado de forma indelével o espetro musical nas décadas de 1980 e 1990. O italiano, atualmente com 81 anos de idade, é também um adepto de automóveis, tendo ajudado a conceber ao longo dos anos 1980 um exemplar único da Cizeta, nomeadamente, um Cizeta-Moroder V16T.

Este modelo desportivo nasceu, muito concretamente, do esforço combinado entre o engenheiro Claudio Zampoli e o compositor Giorgio Moroder, tendo sido desenhado pelo mesmo criador do Lamborghini Countach, Marcello Gandini. Esta conjunção de talentos viria a resultar num desportivo muito especial e produzido em números muito reduzidos, sendo aliás o único automóvel alguma vez produzido pela Cizeta entre 1991 e 1995.

Agora, o protótipo que deu origem a esse desportivo, o Cizeta-Moroder, de 1988, vai ser leiloado pela RM Sotheby’s no evento anual de Arizona, nos Estados Unidos, num pacote que também contará com um NFT (Objeto Não Fungível) único e exclusivo que irá aumentar o valor final. Neste casdo, trata-se de um EP de quatro músicas criado pelo próprio Moroder, além de um desenho 3D do automóvel feito em colaboração com o artista digital Jeremy Ian Thomas (conhecido também por ‘Soulajait’) e um scan 3D do Cizeta-Moroder.

No caso do automóvel, este é o Cizeta-Moroder em versão protótipo, sendo o exemplar mais famoso daquela marca, até porque é o único chassis com o nome do músico italiano. O chassis ‘001’ foi exposto nos salões de Los Angeles de 1989 e de Genebra em 1988, tendo recebido em 2018 uma renovação mecânica profunda. Esta unidade está totalmente funcional e conta com diferenças significativas face ao modelo de produção posterior.

O trabalho na conceção deste desportivo foi foi apenas uma das muitas facetas da carreira de Moroder, que se aventurou nas áreas cinematográficas e musicais, chegando a ser apelidado de ‘Pai do Disco’ em honra da sua importância na disseminação da música de dança com várias influências, incluindo o ‘italo-dance’ que foi muito popular no final da década de 1980 e início de 1990.

Além de ter trabalhado com artistas como Donna Summer, David Bowie ou Daft Punk, foi também compositor de bandas sonoras para filmes como ‘Expresso da Meia Note’ (pelo qual venceu o Oscar de Melhor Banda Sonora em 1979), ‘Flashdance’ (tendo ganhado o Oscar de Melhor Música em 1983) e ‘Top Gun’ (com Oscar para Melhor Música em 1986).

“A criação do superdesportivo Cizeta-Moroder advém da minha cruzada para casar tecnologia e criatividade – começando pelo sintetizador e pela música eletrónica do início da década de 1970”, refere Moroder. “A emergência dos NFT e da tecnologia ‘blockchain’ lembra-me da energia e entusiasmo semelhantes naqueles dias. Este projeto entusiasmante com a RM Sotheby’s, Iconoclast e com Jeremey Ian Thomas ‘Soulajit’ combina todas as minhas paixões de vida: música original, tecnologia inovadora e automóveis de altas prestações. Associar a venda do carro com uma banda sonora única e NFT foi assim uma decisão completamente natural e excitante”.

A RM Sotheby’s espera obter um valor entre os 800 mil euros e um milhão de euros neste leilão, que terá lugar a 27 de janeiro.