A Alpine aliou-se ao artista Arne Quinze para criar uma obra de arte baseada na carroçaria de um A110, com o resultado final a ser exposto no certame de arte contemporânea Art Paris.

Anunciada como uma forma de criar pontes entre a arte e a tecnologia, esta parceria é vista como um “passo para o futuro”, com o artista Arne Quinze a expressar a união entre natureza e tecnologia, bem como revelar a força natural e orgânica da tecnologia da Alpine.

A escultura Alpine A110 Metamorphosis promove uma ligação ao ADN da marca automóvel, o qual está intimamente ligado às noções de agilidade e leveza, simbolizando a materialização de um futuro automóvel de sonho: deslizar pelo ar, sem rodas, tão rápido como a luz. Ao incorporar os relâmpagos em movimento na peça, o artista interpreta as sensações de desfocagem e velocidade presentes durante uma corrida, até o condutor se tornar um só com o automóvel e a sua tecnologia.

Para Arne Quinze, quando o automóvel está em movimento, ele ganha vida e torna-se quase orgânico e quase vegetal.

A estrutura de alumínio com LED emanados do Alpine, montada num pódio flutuante para a fazer levitar, representa uma manifestação onírica da tecnologia por detrás da existência do automóvel. Ilustra a velocidade da luz e todas as oportunidades de expansão do Alpine A110, enquanto a ausência de rodas simboliza a simbiose com o ambiente e a natureza.

Uma nova inspiração artística para a Alpine

Esta colaboração artística com Arne Quinze reflete o desejo da Alpine em contribuir para o cenário artístico atual. Pelo terceiro ano consecutivo, a Alpine expõe uma obra original na Art Paris, o principal evento mundial de arte moderna e contemporânea.

Em 2022, o Alpine A110 Sastruga, criado em colaboração com o coletivo Obvious, colmatou a lacuna entre o património da marca e a modernidade, utilizando Inteligência Artificial e algoritmos para criar uma peça de arte automóvel original e visionária. Em 2021, a colaboração com Felipe Pantone destacou a interação entre a cor e a excelência da Alpine, através de um trabalho de pintura criado inteiramente à mão pelo artista.

“Para esta terceira colaboração na Art Paris, Arne Quinze conseguiu reunir a técnica e a criação num sensacional art car levando-nos para um futuro de fantasia. O seu trabalho ecoa a nossa ambição de criar um automóvel que esteja em sintonia com o movimento. É disso que trata a nossa parceria com a Art Paris: inspirar-nos ao apoiar e contribuir para a influência do talento artístico contemporâneo”, destaca Laurent Rossi, CEO da Alpine.

A Art Paris regressa esta primavera, de 30 de março a 2 de abril de 2023, com uma generosa lista de 134 expositores de 25 países.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.