A Alpine, marca do Grupo Renault, foi uma das marcas presentes na mais recente edição do Lisboa Games Week, tendo como objetivo chegar a uma faixa de população cada vez mais jovem.

Foi num ambiente dedicado ao mundo virtual, aos videojogos e a uma faixa de população bastante jovem que a Alpine deu a conhecer o A110, expondo um exemplar daquele modelo desportivo junto a um espaço em que era possível aos interessados experimentarem as emoções virtuais de conduzirem um dos modelos da marca francesa em pista.

O objetivo desta presença foi mesmo o de dar a conhecer o empenho da Alpine nos eSports (desportos eletrónicos), dispondo mesmo de uma equipa profissional para o efeito, ao mesmo tempo que reforça o interesse da Alpine de chegar junto de novos públicos. Observando que são cada vez mais os interessados pelas simulações automóveis, a marca francesa pretende assim também estar mais próximo de um público que, em muitos casos, irá determinar a faixa de clientes do futuro.

O Lisboa Games Week é um dos principais certames nacionais destinados a mostrar as novas tendências dos videojogos, com diversas sessões multijogadores para definir vencedores em múltiplas competições online, como fez também a marca francesa.

Na semana anterior à do evento, a Alpine promoveu uma competição online com vista a apurar 16 pilotos virtuais para disputarem uma final nacional em direto no sábado à tarde, com as finais transmitidas em direto no Canal Twitch da SIC Advnce. As mesmas contaram com mais de 1100 visualizações online, para além dos visitantes da feira.

A Alpine foi a primeira marca a promover uma competição própria de eSports em solo nacional, sendo que recorreu ao software Assetto Corsa Competizione e ao Alpine GT4, fielmente reproduzido por aquele simulador de condução automóvel.

Relembre-se que estes softwares recriam as pistas e automóveis de competição ao mais ínfimo pormenor através do recurso a tecnologia “laser scan”, que faz com que o desvio máximo admissível entre uma pista virtual e a real seja de 2 centímetros. O Alpine foi desenvolvido em estreita parceria com a Alpine Cars, o que faz com que seja virtualmente desenvolvido através de telemetria oficial.

A indústria de videojogos em Portugal já representa um valor de negócios na ordem dos 300 milhões de euros/ano e estima-se que existam três milhões de jogadores. Na área da simulação automóvel, em 2021 e 2022 realizaram-se em Portugal os primeiros Campeonatos FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) de Portugal de Simulação Automóvel, promovidos e organizados pelo ACP e Sports & You. Licenciaram-se para concorrer nesses campeonatos mais de mil pilotos virtuais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.