Amadora recebe desafio para veículos elétricos na Semana da Mobilidade

27/08/2019

A cidade da Amadora vai demonstrar a importância da mobilidade sustentável com a realização de um desafio para veículos elétricos ao abrigo da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), entre 16 e 22 de setembro, mas o tema não se irá esgotar apenas nesses sete dias, mantendo-se em cima da mesa para o resto do ano.

Organizado pela Associação EcoMood Portugal, que tem como objetivo fundamental a obtenção de melhores práticas de mobilidade sustentada, o Amadora Electric Challenge consiste naquilo que António Gonçalves Pereira, Presidente da Associação, define como um “passeio mistério” dedicado unicamente a automóveis elétricos e que, até ao momento, tem sido bem acolhido pelos interessados em participar neste evento. A organização aponta para um limite de 30 veículos inscritos, pelo que a expectativa é de que se atinja esse valor depressa.

Integrando-se numa série de projetos que visam destacar a mobilidade elétrica, o Amadora Electric Challenge é apenas um dos esteios da promoção da sustentabilidade naquela cidade, com António Gonçalves Pereira a explicar ao Motor24 que a “ideia é não esgotar o tema apenas na Semana Europeia da Mobilidade, mas prolongá-lo ao longo de todo o ano”.

Sobre este ‘desafio’ elétrico, agendado para o dia 21 de setembro, a ambição é manter o foco competitivo à margem. “Não queremos competição ou preocupação com tempos. Tudo com respeito pelo Código da Estrada. A prova terá uma série de perguntas baseadas em observação no percurso, de cultura geral sobre mobilidade e execução de tarefas em determinados locais, recebendo depois uma pontuação final que decidirá o vencedor”, afirma. Aliás, para desincentivar potenciais ‘aceleras’, “haverá penalização para quem fizer a prova muito depressa”, acrescentou, apontando que a mesma deve ser cumprida em “cerca de duas horas e meia”.

Os interessados deverão efetuar um depósito de 50 euros no momento da inscrição, o qual será devolvido no dia do evento após assinatura do termo de responsabilidade. A EcoMood Portugal prevê ainda prémios para os três primeiros classificados.

EcoMood Portugal: Disposição ecológica

Constituída no início do ano, a Associação EcoMood Portugal nasceu da vontade de António Gonçalves Pereira de dar passos mais significativos na promoção da mobilidade sustentada, destacando-se aqui seu papel na transição para meios de transporte suaves e para um estilo de vida ecológico. Embora recente, “a EcoMood Portugal tem crescido e evoluído bem, trabalhamos com diversos parceiros e estamos presentes em palestras para dar a conhecer a mobilidade sustentada”, adianta.

Ao mesmo tempo, o presidente da EcoMood Portugal salienta o trabalho efetuado com as autarquias. Um dos exemplos, aponta, é precisamente o da Câmara da Amadora, que procurou os conhecimentos da EcoMood Portugal para colocar de pé este Amadora Electric Challenge, mas também para servir de ‘ponte’ nos contactos com as empresas de carsharing para uma eventual expansão para aquela cidade ou na expansão da rede de pistas para ciclistas.

Outra vertente desta entidade é mostrar um lado mais solidário da mobilidade elétrica, o que é corporizado pela EcoKart e pelo projeto das Voltas Solidárias, também nascidas por esforço daquele responsável e que integram agora a EcoMood Portugal. A este respeito, Gonçalves Pereira explica que, em 2020, a EcoKart voltará a ganhar um estatuto independente após a sua constituição como empresa, esperando-se então que possa voltar a avançar no objetivo declarado de estabelecer o primeiro kartódromo elétrico em Portugal.

“Há várias cidades interessadas em receber o kartódromo e em receber provas de karts elétricos, uma espécie de Fórmula E dentro das cidades. Também temos contactos de empresas interessadas em fazer provas de karts elétricos, mas não conseguimos ainda, porque não temos a frota necessária para isso”, conclui.