Audi AI:Trail quattro concept: Um concept que mostra como poderá ser o futuro dos veículos off-road elétricos.
Audi S5 Sportback, S5 Coupé e S5 Cabriolet: A aposta nos desportivos com coração Diesel é estratégia da marca alemã, que renova esta sua gama.
Audi A5 Sportback, A5 Coupé e A5 Cabriolet: Nova imagem, tecnologia reforçada e gama de motores mais eficiente.
Audi A1 citycarver: Com base no novo A1, a Audi eleva a altura ao solo em 4 cm e aplica algumas proteções inferiores para um utilitário bastante estilizado.
Audi SQ8 TDI: O crossover coupé de grandes dimensões recorre a um motor V8 TDI de 435 CV e 900 Nm, beneficiando ainda de sistema mild hybrid de 48 v.
Audi Q3 Sportback: A Audi adere à moda dos SUV compactos de estilo coupé, com maior dinâmica de condução.
Audi Q7 e SQ7 TDI: Um dos modelos de ponta da Audi conta com nova imagem e também com uma versão mais desportiva SQ7 TDI.
Audi RS 6 Avant: Potência impressionante de 600 CV extraídos de um V8 montado nesta carrinha alemã. Conta com sistema mild hybrid de 48 volts.
Audi S8: Com 571 CV de potência, o Audi S8 alia conforto extremo com maior dinamismo, pretendendo afirmar-se como proposta única no mercado.
BMW Série 1: A passagem da tração para a dianteira é uma das grandes novidades do Série 1, que conta ainda com novas motorizações e estilo mais dinâmico.
BMW 330e PHEV: O modelo bávaro passa a ter uma autonomia elétrica de até 66 km e 292 CV de potência. A carrinha chega em 2020.
BMW Série 8 Gran Coupé: Versão mais funcional deste coupé da marca bávara, conta com gama de motores potente, tal como a versão de duas portas.
BMW M8 Cabrio: O descapotável mais desportivo da gama replica exatamente a mesma filosofia de alta potência e baixo do peso do M8 Coupé.
BMW M8: A receita M também foi aplicada neste coupé, tornando-se mais dinâmico e agressivo em todos os aspetos.
BMW Vision M Next: Uma visão semelhante àquela que a BMW teve para fundamentar o i8. Aqui, com um motor de 2.0 litros a gasolina aliado a dois motores elétricos.
BMW X6: O novo X6 adota dimensões mais amplas e motores mais eficientes, em linha com a tendência do mercado.
BMW Serie 3 Touring: A carrinha da BMW está cada vez mais tecnológica, destacando-se ainda por ter mais espaço interior e melhor versatilidade. Também terá versão Plug-in.
CUPRA Tavascan Concept: A CUPRA quer ser uma marca de desportivos eletrificada e o Tavascan mostra como esse caminho poderá ser feito. Alia dois motores elétricos para uma potência de 306 CV.
Ford Puma: O regresso de um nome conhecido, o Puma reencarna em formato crossover, com uma distância ao solo de 30 mm e estilo felino.
Honda e: Um dos elétricos mais esperados, o Honda e de produção será bastante semelhante ao concept, com câmaras digitais a fazer de retrovisores e dois níveis de potência – 100 kW (136 CV) e 113 kW (154 CV).
Hyundai 45 concept: Concept elétrico ainda sem detalhes.
Hyundai i10: A Hyundai renova a fórmula do i10, com um modelo mais arrojado e de visual dinâmico, melhorando também as vertentes tecnológica e de segurança.
Land Rover Defender: A nova geração do lendário todo-o-terreno moderniza-se com visual mais consentâneo com os outros modelos da marca, mas promete a mesma versatilidade fora do asfalto. Três carroçarias previstas.
Lamborghini Sián: O primeiro híbrido da marca é também o seu mais potente e rápido. Mantém o V12 atmosférico, mas surge aliado a um motor elétrico de 34 CV na traseira. Porém, esse serve para melhorar as prestações. Conta com 821 CV de potência.
Mercedes-Benz GLB: Para completar a gama compacta da marca alemã, surge novo crossover que é um alter-ego do GLA, mas mais prático e robusto. Pode ter sete lugares.
Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC: A fórmula AMG também se aplica ao novo GLB, que recorre ao cada vez mais adaptável motor 2.0 de 306 CV.
Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé: Mais um AMG, desta feita aplicado no Coupé, com um motor capaz de debitar 435 cv e 520 Nm.
Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+: A mesma fórmula do Coupé, mas na carroçaria standard.
Mercedes-Benz GLE Coupé: A imagem como nota dominante no novo GLE Coupé, que terá versões turbodiesel, gasolina e Plug-in na sua gama.
Mercedes-Benz EQV: O furgão elétrico que oferece ainda maior opção de escolha aos clientes da marca. Conta com bateria de 90 kWh e autonomia até 405 quilómetros.
Mercedes-Benz EQ concept: Sem grandes detalhes, será um veículo elétrico de grande luxo.
Mercedes-Benz A 250 e e B 250 e: A eletrificação na Mercedes-Benz prossegue a bom ritmo e agora surgem os Plug-in híbridos dos Classe A e B, com recurso ao motor de 1.3 litros associado motor elétrico para potência conjunta de 218 CV e autonomias de até 77 quilómetros.
MINI Cooper SE: A entrada da MINI na era dos elétricos faz-se com este Cooper SE, um veículo 100% elétrico com motor de 135 kW/184 CV e uma autonomia de 235 a 270 quilómetros, a partir de uma bateria de 32.6 kWh.
Opel Corsa: A versão convencional do novo Corsa terá motores a gasolina de elevada eficiência, oriundos da PSA.
Opel Corsa-e: A mesma plataforma do Peugeot e-208 foi aplicada no Corsa para uma versão elétrica que chegará no início de 2020.
Opel Astra: A renovação da gama conta com novos motores e algumas alterações aerodinâmicas com vista a uma maior eficiência e redução nos consumos e emissões.
Opel Grandland X Hybrid4: O Plug-in híbrido da Opel, primeiro de nova geração, terá 300 CV e tração integral, além de manter as capacidades de versatilidade do SUV alemão. Chegará ainda este ano.
Porsche 911 Carrera Coupé e 911 Carrera Cabriolet: O icónico 911 vai-se desdobrando em versões distintas e agora chegam os modelos de acesso com motor seis cilindros boxer de 385 CV.
Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid e Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé: Duas interpretações do mesmo conceito, com um motor V8 de 4.8 litros associado a um motor elétrico para porência combinada de 680 CV.
Porsche Macan Turbo: O novo Macan Turbo assume o estatuto de topo de gama, com um novo motor de seis cilindros bi-turbo a debitar 440 CV e 550 Nm de binário.
Porsche Taycan: Admiração generalizada para o primeiro elétrico desportivo da Porsche, o Taycan com dois níveis de potência em duas versões – Turbo e Turbo S.
Renault Captur: A nova gama do Captur estará em destaque, sendo este um dos crossovers mais vendidos da Europa. Seguirá muitos dos caminhos ditados pelo novo Clio, incluindo na versão híbrida E-Tech, que neste caso será Plug-in.
SEAT Tarraco FR PHEV: Este Plug-in combina motor 1.4 a gasolina com 150 CV e unidade elétrica a debitar 116 CV, alimentada por bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade. A potência combinada do sistema é de 245 CV e 400 Nm.
SEAT Mii EV: O Mii entra na fase elétrica e é também o primeiro elétrico da marca espanhola.
Skoda Citigoe iV: O segundo dos pequenos citadinos do Grupo Volkswagen é o Citigo iV, que estreia a filosofia híbrida que também será aplicada no Superb. Aumento da capacidade da bateria para 32.3kWh e da autonomia para 260 quilómetros.
Skoda Superb iV: A berlina superior da Skoda adota sistema Plug-in, combinando motor 1.4 TSI de 156 CV com um motor elétrico de 85 kW para total de 218 CV. As emissões poluentes ficam abaixo dos 40 g/km de CO2, contando ainda com uma bateria de iões de lítio de 13 kWh.
smart EQ fortwo & EQ forfour: A gama smart renova-se por completo, agora prevendo a eletrificação total. Imagem retocada (inspirada no concept) e mais funcionalidades digitais estão entre as novidades.
Volkswagen ID.3: O primeiro modelo a utilizar a nova plataforma elétrica MEB será o ID.3, que conta já com grande procura e que será revelado em pleno no Salão de Frankfurt.
Volkswagen e-up!: Tal como o SEAT e o Skoda, o Volkswagen e-up! traz novidades tecnológicas e maior autonomia proporcionada pela bateria de 32.3kWh.
Volkswagen T-Roc Cabriolet: Não sendo produzido em Portugal, o T-Roc é mais longo em 37 mm no comprimento e 34 mm maior entre eixos, acomodando melhor a capota de lona numa variação que é mais arrojada do que parece.
O Salão de Frankfurt abre as suas portas já na próxima semana, uma vez mais, apresentando ao mundo algumas das principais novidades automóveis. As novas tendências da mobilidade e os novos fundamentos de eletrificação serão marcantes na edição de 2019, não havendo praticamente nenhum fabricante que não tenha ambições nestas áreas.
Assim, muitas das revelações a acontecer em Frankfurt dizem respeito a modelos elétricos ou Plug-in híbridos, cada vez mais observados como caminho obrigatório.
Também cada vez mais evidente é o afastamento de alguns dos construtores em relação aos tradicionais salões automóveis, com o certame alemão a primar pela ausência de nomes como os do grupo Fiat Chrysles Automobiles (Abarth, Alfa Romeo, Fiat e Jeep), PSA (Citroën, DS e Peugeot), Ferrari, Infiniti, Nissan, Kia, Mazda, Lexus e Toyota.
Não obstante, aproveite para ficar a conhecer as principais novidades do Salão de Frankfurt, que ainda assim terá muitos motivos de interesse, sobretudo entre as marcas alemãs. Naturalmente, as novidades não se esgotam nos modelos da galeria em cima, mas até ao momento estes são os que vão captar as atenções dos visitantes.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.