Com uma carga simbólica enorme, um dos Mclaren que Ayrton Senna pilotou na temporada de 1993 foi vendido em leilão da Bonhams pela módica quantia de 4.197.500€, provando desta forma que o legado do piloto brasileiro ainda persiste bem vivo.

Decorado com a icónica pintura da tabaqueira Marlboro, o Mclaren MP4/8A foi vendido pela Bonhams ao abrigo de um leilão realizado em concomitância com o Grande Prémio do Mónaco de Históricos. O chassis número 6 foi um dos artigos mais licitados, não só por ter sido a máquina do malogrado piloto ao longo da temporada de 1993, mas também por ter conseguido triunfar ao seu volante no sempre carismático GP do Mónaco.

Foi, então, um dos monolugares com que Senna se consagrou como o ‘rei’ do Principado no que à competição diz respeito, com seis triunfos, vencendo naquele traçado mesmo quando o seu carro não era o melhor, tal como sucedeu em 1991, 1992 ou 1993. No total, naquele ano, participou em oito corridas, sendo que o triunfo monegasco foi mesmo o único na época. O que não lhe retirou o apelo, nem a importância, como se comprova pelo valor final do leilão.

A unidade leiloada pela Bonhams estava em estado de conservação perfeito, podendo ser utilizado em pista e com um bónus: conta com o mesmo motor Ford-Cosworth V8 ‘HB’ e a mesma caixa de velocidades da McLaren que Senna utilizou no decorrer do GP do Mónaco em maio de 1993.

O vendedor deste MP4/8 A adquiriu o modelo diretamente a Ron Dennis, antigo diretor da equipa e grande obreiro das épocas de glória da McLaren, no ano de 2006, passando-o agora para um outro apaixonado que alguns relatos chegaram a dar o nome de… Bernie Ecclestone, antigo responsável máximo da Fórmula 1 e detentor de uma extensa coleção de monolugares, mas o mesmo já negou esse facto em declarações à Reuters.

Créditos das fotos: Bonhams.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.