A Stellantis vai lançar uma grande ofensiva na área do software e serviços associados, visando lançar plataformas tecnológicas de próxima geração, partindo das atuais capacidades dos veículos conectados, de modo a transformar a forma como os clientes interagem com os seus veículos. Em termos de receita, o grupo liderado por Carlos Tavares espera gerar cerca de 20 mil milhões de euros por ano, adicionalmente, até 2030.

Esta transformação fará evoluir os veículos da Stellantis das atuais arquiteturas eletrónicas para uma plataforma de software, que se integre na perfeição no mundo digital dos clientes. Dentro deste quadro, essa nova plataforma irá alargar consideravelmente as opções que os clientes têm de adicionar funcionalidades e serviços inovadores através de atualizações ‘over-the-air’ (OTA), para disporem continuamente de veículos com as mais recentes versões de software.

“As nossas estratégias de eletrificação e de software irão acelerar a nossa transformação para tornarmo-nos numa empresa tecnológica líder da mobilidade sustentável, impulsionando o crescimento do negócio associado aos novos serviços e à tecnologia ‘over-the-air’, e oferecendo a melhor experiência aos nossos clientes”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com as três novas plataformas tecnológicas impulsionadas por Inteligência Artificial, implantadas nas quatro plataformas de veículos STLA, que chegarão em 2024, iremos aproveitar a velocidade e a agilidade que resultam da dissociação dos ciclos de hardware e de software”, acrescentou.

A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 para realizar a sua transformação nos domínios do software e da eletrificação.

A estratégia de software da Stellantis será implementada em paralelo com os planos de eletrificação dos veículos da companhia, que foram detalhados no “EV Day”, em julho de 2021, e que apontam para que, até 2030, mais de 70% das suas vendas de veículos na Europa e mais de 40% das vendas de veículos nos Estados Unidos sejam de veículos de baixas emissões (LEV).

Formação de parcerias estratégicas adicionais

Para além do lançamento da Mobile Drive, agendado para o dia 31 de dezembro de 2021, o novo memorando de acordo não vinculativo assinado com a Foxconn visa desenvolver uma família de microcontroladores, construídos especificamente para apoiar a Stellantis e clientes terceiros. A parceria destina-se a desenvolver quatro famílias de chips que irão cobrir mais de 80% das necessidades de microcontroladores da empresa, ajudando a simplificar, consideravelmente, a cadeia de abastecimento. A adoção e instalação de produtos nos veículos Stellantis deverá acontecer até 2024.

Adicionalmente, o grupo que detém marcas como Peugeot, Citroën, Opel, DS Automobiles, Fiat, Alfa Romeo e Chrysler, entre outras, prossegue, também, os seus projetos dedicados com a Waymo, companhia dedicada ao desenvolvimento de soluções de condução autónoma.

Com unidades Chrysler Pacifica Hybrid equipadas com a função Waymo Driver a proporcionar milhares de deslocações em modo totalmente autónomo em Phoenix, no estado do Arizona (EUA), a Stellantis e a Waymo expandiram, agora, a sua parceria aos serviços de entregas locais.

Com base na liderança da Stellantis no mercado dos veículos comerciais ligeiros e no seu investimento em eletrificação, os parceiros estão a colaborar em fluxos de trabalho focados no desenvolvimento comercial. Equipas de engenharia vão começar a trabalhar com protótipos da Stellantis já em 2022.

Negócios de software com rápido crescimento

A Stellantis irá fazer crescer o seu negócio assente em plataformas de software e serviços conectados com base em cinco pilares-chave: ‘Serviços e Subscrições’, ‘Equipamentos a Pedido’, ‘DaaS (Dados como Serviços) e Frotas’, ‘Definição de Preços de Veículos e Valor de Revenda’ e, por fim, ‘Estratégia de Conquista, Retenção de Serviços e Vendas Cruzadas’.

A Stellantis conta hoje com cerca 12 milhões de carros conectados rentabilizáveis a nível global. Até 2026, prevê-se que este número cresça para 26 milhões de veículos e que venha a gerar cerca de 4 mil milhões de euros em receitas, para depois, até 2030, atingir os 34 milhões de veículos e aproximadamente 20 mil milhões de euros em receitas anuais. O termo rentabilizável corresponde aos primeiros cinco anos de vida do veículo.

Aproveitando as suas capacidades de recolha de dados, em 2022 a Stellantis irá lançar um programa de seguros baseado na utilização, disponibilizado através de bancos cativos na Europa e na América do Norte, com a intenção de se expandir a nível global.